quarta-feira, 13 de abril de 2022

Furtos smartphones em grandes shows

 

Enquanto fãs se divertiam no show do cantor Gusttavo Lima, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, criminosos circulavam entre a plateia com um objetivo: encontrar alvos para furtar smartphones. Foi assim que pelo menos 50 aparelhos foram levados de forma discreta no sábado, dia 12 de março de 2022. O número de ocorrências alarmou a polícia, que passou a tentar identificar quem estava por trás desse tipo de crime. Dois suspeitos de integrarem a quadrilha especializada em furtar celulares foram presos no último fim de semana, após mais um show, em Santa Catarina. 

Além do alto número de registros de furtos, outros pontos em comum chamaram atenção da Polícia Civil. A maior parte das vítimas eram mulheres, jovens, que tinham aparelhos de última geração. E elas estavam, em sua maioria, no mesmo ponto do show: na pista premium. Além disso, muitas das ocorrências tinham acontecido ou junto ao bar ou na saída dos banheiros. As características levaram os investigadores a acreditar que se tratava de um grupo organizado com foco nesse tipo de delito e não de um furto comum. 

(...) 

Como se prevenir em shows 

Fique atento a quem está na sua volta. 

Desconfie de pessoas desconhecidas que se aproximam repetidas vezes ou esbarram. 

Não descuide de seus pertences, como bolsas, e não deixe celulares à mostra. 

Mantenha-se ainda mais atento ao ir ao bar ou nos acessos a banheiros. 

Caso seja vítima, registre o furto imediatamente e busque fornecer o maior número de detalhes à polícia: como aconteceu o crime, o local onde estava no show, qual modelo do celular e número do Imei. 

É possível registrar a ocorrência inclusive pela Delegacia Online. 

Fique alerta a possíveis tentativas de golpes após o furto do celular. Criminosos por vezes tentam obter a senha do aparelho, por meio de e-mails falsos, para ter acesso a aplicativos de bancos ou de compras. Não forneça essas informações se receber alguma tentativa de contato. 

Fonte: DPTUR 

(Do jornal Zero Hora, março de 2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário