segunda-feira, 27 de março de 2023

Saiba dizer não

 Dicas às mulheres (e homens) para dizer “Não”

A lição mais importante a aprender é saber avaliar quando você quer dizer “não” em vez de “sim”. Em algumas situações, você quer atender ao pedido, mas não tem tempo; em outras, quer ajudar, mas não sabe como... No entanto, muitas vezes você quer se livrar daquilo e acaba concordando, dizendo “sim” em vez de “não”. Os lembretes a seguir vão ajudar você a avaliar sua postura e podem ser úteis para livrá-la de muitas dores de cabeça. 

► Muitas vezes começamos a dizer “não” sem força interna e ele acaba virando um “sim” − que nos leva a um profundo vazio, tristeza e culpa. Quando for usar seu “não", esteja bem consciente do que você quer, está vivendo ou fazendo. 

► Seja firme e educada, porém não fique na defensiva. Essa postura vai transmitir um sinal de que você gostaria de atender ao pedido, mas que não mudará de ideia, muito menos se for pressionada. Ficar na defensiva refletirá insegurança, e, provavelmente, continuarão a insistir com você. 

► Quando decidir dedicar um tempo para pensar no assunto, dizendo que vai responder mais tarde, seja bem direta e não prometa nada. Se levar a pessoa a pensar que receberá um “sim” mais tarde, o desapontamento será enorme se vier um “não”. 

► Lembre-se de que a sua felicidade é mais importante e que nunca você conseguirá agradar a todo mundo. 

► Você não vai deixar de ser a pessoa bacana que é só porque disse “não”. Tranquilize-se! 

► Se alguém pedir uma explicação para sua recusa, lembre-se de que você não deve explicações a ninguém sobre esse tipo de questão. É perfeitamente aceitável uma recusa educada do tipo “Desculpe, mas estou muito ocupada” ou “Hoje não posso...”. 

► Aprenda a ouvir. Quanto mais ouvir o que s pessoas têm a lhe dizer, mais segura você se sentirá de dizer “não”. Se você não deixar seu interlocutor falar, poderá ficar numa situação fragilizada, mostrando impaciência e desinteresse, e, assim, abrirá espaço para que a pessoa volte a insistir no assunto. 

► Se você tem de dizer “não” para uma pessoa, demonstre e expresse que a valoriza. Isso é importante. Faz bem para todos os envolvidos. 

► Evite trocar o “não” pelo silêncio. Algumas pessoas entram num silêncio absoluto porque não querem dizer “não” ou entrar em conflito. Essa não é uma forma saudável de lidar com seus limites e possibilidades. 

► Reuniões de família, um encontro, um favor... Seja o que for, a escolha sempre será sua.

Frases elegantes e educadas 

A seguir, um resumo de frases que podem servir para diversas situações, bastando adaptá-las conforme a circunstancia: 

● Agora não é possível, mais tarde pode ser. 

● Não sou a pessoa mais indicada para esse trabalho. 

● Não tenho tempo na minha agenda hoje. 

● Não posso, mas indicarei alguém que pode. 

● Tenho outro compromisso. 

● Estou no meio de diversos projetos e não consigo arranjar tempo. 

● Surgiram muitas coisas novas de repente e preciso organizá-las. 

● Prefiro recusar a fazer um trabalho medíocre. 

● Não posso, mas ficaria feliz em ajudar de outra forma. 

● Já aprendi que esse não é o meu forte. 

● Não tenho nenhuma experiência nisso, portanto não posso ajudá-la. 

● Não me sinto à vontade com esse trabalho. 

● O mais simples e direto de todos, quando realmente não tiver mais jeito: “Não, obrigada”. 

Do livro: “52 boas maneiras para dizer não”

Melhoramentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário