sexta-feira, 3 de março de 2023

O médico e o paciente

 

Certa noite um chamado telefônico de urgência tirou da cama um fatigado médico, e lá se foi ele, afrontando o frio e a neve, visitar o doente que diziam estar passando muito mal. Chegando lá, verificou que se tratava apenas de uma indigestão causada por excesso de comida e bebida. 

Sem dar qualquer demonstração quanto ao diagnóstico que fizera, o médico perguntou ao doente: 

− O senhor tem seu testamento feito? 

− Não... − respondeu o doente, já começando a tremer, o comilão. 

− Então mande chamar imediatamente o seu tabelião. 

− Mas... 

− Tem filhos? − prosseguiu o médico, ignorando a interrupção. 

−Sim, mas vivem em outra cidade, um pouco longe daqui. 

− Telefone imediatamente para que venham para cá. 

A essa altura o doente já tremia como varas verdes. Chamou um empregado e deu ordens para que se fizessem vir o tabelião e os filhos do enfermo. 

Assim que o serviçal veio dizer que as ordens estavam cumpridas, o médico fez menção de retirar-se. 

− Mas, doutor, vai deixar-me? Não há mesmo qualquer esperança de me livrar da morte? 

− Se há, infelizmente! O senhor não tem nada a não ser muita comida e muita bebida nesse corpo! 

− Então, por que mandou que chamassem meu tabelião e meus filhos vir até aqui? 

− Para que eu não fosse o único idiota a sair de uma cama quente com uma noite gelada destas por causa da sua estúpida indigestão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário