segunda-feira, 20 de março de 2023

Um diálogo possível

 Michele Caetano

Tudo começou num esbarrão. 

1 − (Paz na Terra) Desculpe... 

2 − (Boa Vontade Entre os Homens) Tudo em paz, não esquenta... 

1 − Espera. Conheço você de algum lugar... 

2 − Não estive lá, mas sou a BOA VONTADE ENTRE OS HOMENS. E você? 

1 − Eu sou a PAZ NA TERRA. 

2 − Ah! Estranha que nem eu. 

1 − Mas bem mais falada que você. 

2 − Por uma meia dúzia. Não vejo vantagem. 

1 − E você que só fica na vontade. 

2 − Em compensação você é “persona non grata” em todo o mundo. 

1 − Mas você também não está em parte nenhuma, neném. 

2 − Cuidado, pombinha, que o Kadafi* te escuta. 

1 − Pode ser, porque de Oriente Médio você entende, né mesmo? 

2 − Que maldade, minha rola. Não foi você que o Begin* ganhou como prêmio? 

1 − Foi um engano dos homens de boa vontade, queridinha. 

2 − Me usaram como pretexto, paloma. Mas a intenção... 

1 − É só o que você tem, menina. Intenção. E o inferno está cheio de... 

2 − De homens que lutaram por você, colomba. A sua dialética e hipócrita. 

1 − Hipócrita é esta sua boa vontade, donzela. Porque a dialética é sua. 

2 − Minha? Não é por mim que vivem fazendo reuniões, conferências e outras babaquices que não levam a nada. 

1 − Mas você é o pretexto, boneca. 

2 − O pretexto é você, branquinha. 

1 − Você está fazendo jogo, minha preta. 

2 − Não faço jogo, peitudinha. Não me interessa. 

1 − É só o que te interessa, minha atriz, o jogo de interesses. 

2 − Logo quem falando. A menina mais volúvel a paróquia. 

1 − Aliás, de paróquia você também manja, não é, minha Marcinkus*? 

2 − Opa! Isso é com você, divina. Não é lá o seu ninho? 

1 − O meu ninho, santinha, é no mundo todo. 

2 − É. E por que você não pro Chile,** ou São Salvador,** ou Nicarágua?** 

1 − Isso é função sua, minha globe trotter. Primeiro a intenção, depois o gesto. 

2 − O primeiro trottoir é seu, minha columbiforme. 

1 − Em absoluto, juju. Primeiro o ovo. 

2 − Que disparate, minha penosa. Primeiro a galinha. 

1 − Falsa! 

2 − Interesseira!  

(Do livro “De Quatro”, Editora Globo, de 1983) 

* Muamar al-Kadafi, ditador que dominou a Líbia por 42 anos. 

* Menachem Begin primeiro ministro israelense, ganhador no Nobel da Paz, em 1978. 

* Paul Marcinkus, arcebispo norte-americano, conhecido pelo seu envolvimento num dos maiores escândalos financeiros do Vaticano. 

**. O Chile, São Salvador e a Nicarágua viviam, nos anos 1980, em brutais ditaduras. A Nicarágua vive até hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário