terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Diferença entre preço e valor

 

Hoje, um vendedor de rua, com seu carrinho, passou por mim vendendo bolo de pote. 

‒ Quanto custa cada pote? 

‒ Cinco reais, senhor, e têm de vários sabores. 

‒ Está bem, quero um. 

‒ Obrigado, senhor, que Deus lhe devolva em dobro. 

‒ Obrigado digo eu, ótimo trabalho para você e que venda muito!

‒ Não curto esses “bolo de pote” ‒ comentou um colega. 

‒ Eu também não ‒ respondi. 

‒ Ué, então por que você comprou? ‒ Esses 1, 2, 5 reais que você gasta por dia comprando essas coisas na rua você estaria melhor investindo na bolsa ‒ brincou. 

Respondi para ele

‒ Quando eu compro o bolo de pote, biscoito, bombom, bala de goma, mandiolate, pão das pessoas na rua, eu penso que estou investindo em sonhos. Não tem retorno financeiro, mas é sempre uma alegria vê-los feliz. 

Se você nunca precisou trabalhar vendendo nada, faça esse esforço mental: um sol de 45º, andando o dia todo e só recebendo “não”. Desanimador, não é mesmo?

Agora imagine quando uma venda é realizada, quando um cliente aceita comprar o seu produto, é um combustível, você vai ficar até vender todos, vai fazer no outro dia e vai tentando ser cada vez melhor. 

Com o dinheiro das vendas, o vendedor de bolos sustenta a família, gasta no mercado do seu Zé, faz a economia girar e ainda segue acreditando no próprio potencial. 

Sempre que possível, invista em sonhos, que a vida lhe devolve em dobro. Positivo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário