terça-feira, 27 de abril de 2021

10 Episódios Musicais

 Momentos que marcaram a música brasileira.

Vinicius de Moraes, que procurava um parceiro para Orfeu da Conceição, foi apresentado a Tom Jobim. “Tem um dinheirinho nisso?”, perguntou o iniciante Tom.

Noel Rosa dedicou Último Desejo a Ceci. O parceiro na música, Vadico, mostrou a canção para a moça e avisou: “Acho que ele te castiga um pouco nesse samba, Ceci.”

Habitante do planeta Fome deixa Ary de boca aberta:

Ainda adolescente, Elza Soares foi tentar a sorte no programa de calouros de Ary Barroso – uma chance de abrandar as dificuldades da vida de moça miserável. Disseram que deveria ir bonita. Pegou uma saia da mãe e uma camisa larga. Não pesava mais do que 40 quilos. Fez duas marias-chiquinhas. Ao entrar no palco, Ary gracejou, impiedoso: “De que planeta você veio, minha filha?” Gargalhada na plateia. E a resposta veio seca: “Do planeta Fome, seu Ary.” 

“Se não tem mancada não tem samba.” Era Adoniran Barbosa justificando a fama de “furão” que colocou sobre Ernesto Paulelli, inspirador do Samba do Arnesto. 

Em 1899, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música feita especialmente para o Carnaval: Ô abre alas / Que eu quero passar... 

Em uma gravação, João Gilberto se irritou com as dificuldades de Stan Getz. “Tom, diga a esse gringo que ele é um burro”, disse João. “Stan, o João está dizendo que o sonho dele sempre foi gravar com você”, traduziu Tom Jobim.

Policiais de Caieiras, interior de São Paulo, prendem e agridem Raul Seixas durante um show em 1982. Achavam que era um impostor. 

Em seu programa de tevê, Carlos Imperial anunciou: “Os Beatles gravaram versão de Asa Branca: Blackbird”. Mentira das boas, inventada para alavancar a carreira de Luiz Gonzaga.

Ao apresentar Aquarela do Brasil pela primeira vez, Ary Barroso ouviu do cunhado: “Coqueiro que dá coco? O que você queria que ele desse?” 

Notório malandro, Wilson Batista fez samba trabalhista para agradar Getúlio Vargas: “Quem trabalha é que tem razão / Eu digo e não tenho medo de errar...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário