quarta-feira, 14 de abril de 2021

Sete estátuas de Cristo pelo mundo

No Brasil, pelo menos 27 cidades contam com estátua em praça ou alto de morros com imagens de Cristo. Algumas foram inspiradas no monumento do Corcovado, outras trazem uma leitura diferente, por vezes, mais contemporânea. 

Algumas são a do Cristo Luz, em Balneário Camboriú, Santa Catarina e a de Águas de Lindoia, São Paulo, ambas bem parecidas com a do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. 

Vejamos exemplos de estátuas de Cristo pelo mundo, semelhantes a do Corcovado. 

1 − Portugal

Uma das mais famosas (pela posição que ocupa) é a do Cristo Rei, nos arredores de Lisboa (foto acima). Fica de frente para o rio Tejo e para a ponte 25 de abril. A semelhança com o Cristo Redentor não é mera coincidência. Foi construída depois que autoridades portuguesas visitaram o Rio, nos anos de 1930. 

2 − Cuba

Do lado de cá do Atlântico, outra imagem é bastante conhecida por sua beleza e pelo local onde está localizada. O Cristo de Havana fica na entrada da baía da capital cubana e ao lado da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña. Uma curiosidade: o Cristo foi inaugurado em 25 de dezembro de 1959, dias antes da queda do governo de Fulgêncio Batista diante do avanço das tropas de Fidel Castro. 

3 − México

Outro país muito católico, o México tem várias imagens de Cristo. Uma das mais famosas é a estátua do Cristo Rei, a 2,7 mil metros de altura, no alto de uma coluna em Guanajuato. 

4 − Bolívia

Outro país latino-americano, a Bolívia também tem o “seu” Cristo. É dos grandes. O monumento é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Cristo Rei, da Polônia. Tem 34 metros de altura e fica sobre um pedestal de mais seis metros, totalizando 40 metros. Seu nome oficial é Cristo da Concórdia e fica localizado na coluna de San Pedro, em Cochabamba. 

5 − Estados Unidos

Nos Estados Unidos, uma das imagens mais famosas de Jesus fica na cidade de Eureka Springs, Estado de Arkansas. Foi construída em 1966 como projeto de um ativista de extrema-direita chamado Gerald Smith. A imagem aparece no filme “Tudo Acontece em Elizabethown”, de 2005, e na série “The Detective”. 

6 − Timor Leste

O Timor Leste, ex-colônia portuguesa, tem o Cristo Rei, em Dili, a capital. Foi construído pela Indonésia em “celebração” aos 20 anos de domínio sobre a região. 

7 − Polônia

A Polônia tem o mais alto do mundo − até o da cidade de Encantado, Rio Grande do Sul ficar pronto. A estátua fica em Swiebodzin (foto acima). São 33 metros de altura (o monumento gaúcho terá 37 metros). A imagem polonesa tem mais três metros de coroa e um pedestal com 16,5 metros, totalizando 52,5 metros. A estátua do Rio Grande do Sul chegará a 43 metros. 

(Parte de uma matéria do jornal Zero Hora, abril de 2021) 

Encantado − Rio Grande do Sul, Brasil

Monumento de 43 metros de altura contará com elevador que levará turistas a mirante no alto do coração de Cristo; atração deve ser inaugurada ainda em 2021. Estátua de Cristo em Encantado, no Rio Grande do Sul, será a 3ª maior do mundo. Feito de aço e concreto, terá 43 metros de altura, cerca de 4,8 metros mais alta que o Cristo Redentor. A estátua será a terceira estátua de Jesus mais alta do mundo, atrás de uma estátua de 75 metros atualmente em construção no México e um monumento de 52,5 metros na Polônia. 

A estátua com a vista mais deslumbrante! 

Rio de Janeiro − Brasil

No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931, o ano de inauguração do monumento. 

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário