segunda-feira, 19 de abril de 2021

10 momentos inéditos do Oscar

 Por Rafael Battaglia

Da primeira mulher negra ao primeiro campeão estrangeiro, uma linha do tempo dos desbravadores no prêmio, cuja edição desse ano acontece em 25 de abril de 2021. 

A edição de 2021 do Oscar ficará marcada como a primeira vez em que duas mulheres, Chloé Zhao e Emerald Fennell, concorrem a Melhor Direção. Elas estão por trás, respectivamente, de de Nomadland e Bela Vingança, que também estão no páreo para Melhor Filme. 

Abaixo, montamos uma linha do tempo com outros momentos inéditos da história do prêmio, que acontece há 91 anos. Confira: 

1929 – Primeira edição do Oscar. 

1940 – A atriz Hattie McDaniel se torna a primeira negra a vencer um Oscar por …E o Vento Levou. Pela lei de segregação racial, ela não pôde se sentar com o resto do elenco. 

1945 – Ary Barroso é o primeiro brasileiro indicado. Ele concorreu pela canção “Rio de Janeiro”, do filme Brazil. 

1964 – Sidney Poitier vence como Melhor Ator por Uma Voz nas Sombras e se torna o primeiro negro a conquistar o prêmio. 

1974 – A produtora Julia Phillips é a primeira mulher a ser indicada (e vencer) na categoria de Melhor Filme por Golpe de Mestre. 

1977 – Lina Wertmüller é a primeira mulher nomeada à direção por Pasqualino Sete Belezas. Mas a primeira vitória feminina na categoria só veio em 2010, com Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror). Em 2019, Lina ganhou um Oscar honorário. 

1977 – Peter Finch é o primeiro ator a ganhar um Oscar póstumo. Ele venceu por Rede de Intrigas, mas morreu dois meses antes da cerimônia. 

1987 – Aos 21 anos, Marlee Matlin é a primeira (e até agora a única) artista surda a conquistar o troféu de Melhor Atriz por Filhos do Silêncio. Ela é também a mais jovem vencedora da categoria. 

2020 – O sul-coreano Parasita é o primeiro filme em língua estrangeira a vencer como Melhor Filme. 

2021 – Riz Ahmed (O Som do Silêncio) e Steven Yeun são, respectivamente, o primeiro muçulmano e o primeiro asiático-americano a disputar Melhor Ator. 

Do blog da revista Super Interessante

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário