sexta-feira, 17 de outubro de 2014

10 musas* inspiradoras da MPB



01. All Star - Nando Reis

A dona do All Star azul que Nando Reis não vê a hora de encontrar é a cantora Cássia Eller. Muito amigo da roqueira, Nando sempre a visitava em seu apartamento, que ficava no 12º andar de um prédio no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
                                           
02. Anna Julia - Los Hermanos

A canção foi escrita por Marcelo Camelo com base na história do produtor da banda, Alex Werner. Quando fazia faculdade, ele paquerava uma colega chamada Anna Julia Werneck, mas não se aproximava dela porque era muito tímido. Apenas mandava bilhetes pelos amigos. Depois que a música foi composta, Alex tentou uma nova aproximação. Os dois chegaram a ter um caso. O romance, porém, não deu certo.

 03. Lygia - Tom Jobim

Lygia Marina de Moraes, ex-mulher do escritor Fernando Sabino, conheceu Tom Jobim no antigo bar Veloso, em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Aconteceu um pequeno flerte no dia em que foram apresentados, mas não passou disso. Na época, Tom era casado. Mesmo assim, a "quase relação" acabou virando canção. O maestro negou durante anos a identidade de sua musa em respeito ao amigo Sabino. A revelação ocorreu em 1994, ano em que o casal se separou.

04. Carla - LS Jack

O cantor da banda, Marcus Menna, fez a canção pensando na esposa, a arquiteta Carla. Ele não tinha a intenção de colocar o nome dela na canção, mas o produtor do grupo insistiu e ele acabou cedendo.

05. Carol Bela - Jorge Ben e Toquinho

A inspiradora foi Maria Carolina Whitaker. Na década de 60, a moça tinha o Bar Branco, na Bela Vista, São Paulo. Tanto o bar como sua casa, apelidada de Solar da Paz, costumavam ser frequentados por Jorge Ben e o então namorado de Carol, Toquinho. De brincadeira, os músicos compuseram a canção para ela sentados no sofá.

06. Luíza e Ana Luíza – Tom Jobim

Em um dia chuvoso, Tom Jobim, Chico Buarque e Carlinhos de Oliveira estavam em um bar do Rio de Janeiro, e uma moça entrou no lugar para se proteger. Era Ana Luíza, inspiradora para as músicas “Ana Luíza” e “Luíza”. Em 1986, Tom Jobim se casou com Ana Beatriz Lontra, e um ano mais tarde teve uma filha chamada Maria Luíza. Pois isso, chegou a declarar que havia feito “uma canção premonitória”.

07. Drão - Gilberto Gil

Sandra Gadelha ganhou o apelido Drão da cantora Maria Bethânia. Mas o nome se popularizou na música que Gilberto Gil fez para ela. Os dois foram casados por 17 anos. Gil escreveu a letra poucos dias depois da separação.

08. Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vinicius de Moraes

A dupla escreveu a canção para Helô Pinheiro quando ela tinha 15 anos e frequentava a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Quem primeiro a notou foi Tom, que costumava observar escondido "a garça que é uma graça", como dizia. O maestro contou a Vinicius sobre a namorada platônica e fez o amigo esperar três dias sentado em um bar para ver a menina passar. Impressionados com sua beleza, os dois decidiram compor a melodia, que se tornou uma das canções brasileiras mais executadas no mundo.

09. Morena dos Olhos d’Água - Chico Buarque

A socialite Eleonora Caldeira - ex-mulher do empresário Wilson Mendes Caldeira Júnior - serviu de inspiração para a música do cantor Chico Buarque, lançada no álbum "Chico Buarque de Holanda" (1967).

10. Madalena - Ronaldo Monteiro de Souza e Ivan Lins

Ronaldo Monteiro estava chateado com o fim do namoro de três anos com Vera Regina. Foi até um bar defronte a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), para afogar as mágoas. Olhando o mar imenso, teve a ideia do verso: "o mar era uma gota, comparado ao pranto meu". Mas não teve coragem de colocar o nome da ex na canção. Segundo ele, Madalena foi o primeiro nome que lhe ocorreu.

Leia mais sobre o assunto no Blog do Curioso.

*As musas eram entidades mitológicas a quem era atribuída, na Grécia Antiga, a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Na mitologia grega, eram as nove filhas de Mnemosine e Zeus. O templo das musas era o Museion, termo que deu origem à palavra museu nas diversas línguas indo-europeias como local de cultivo e preservação das artes e ciências.

As nove musas

Musa
Significado do nome
Arte ou Ciência
Representação (Atributo)

Calíope

Bela voz
Eloquência
Tabuleta e buril

Clio
Kleio

A Proclamadora
História
Pergaminho parcialmente aberto
Erato

Amável

Poesia Lírica
Pequena Lira
Euterpe


A doadora de prazeres


Música
Flauta
Melpômene
A poetisa
Tragédia

Uma máscara trágica, uma grinalda e uma clava

Polímnia
Polyhymnia
A de muitos hinos

Música Cerimonial (sacra)

Figura velada
Tália
Thaleia
A que faz brotar flores
Comédia

Máscara cômica e coroa de hera ou um bastão


Terpsícore


A rodopiante


Dança


Lira e plectro

Urânia
A celestial

Astronomia e Astrologia

Globo celestial e compasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário