segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Quando você pensar em fazer besteira.



Desenho de Elifas Andreatto


Quando você não tiver nada, sentindo-se só, desamparado e desiludido, e pensar em fazer uma besteira, abra sua casa, arrume suas roupas, recolha o lixo, tire o pó dos móveis e tente dar um jeito, mesmo com algum sacrifício, em sua vida, pois pior do que está ela não ficará.

Quando você tiver tudo: dinheiro, saúde e amor, e, mesmo assim, pensar em fazer uma besteira, faça a besteira, pois a vida pela qual muitos lutam é um fardo pesado para você. Os que não engrandecem a vida, não lutam pela vida e não dão a ela o seu devido valor, não a merecem.

Os primeiros, quando arrumaram e abriram suas casas, abriram também suas almas. Eles merecem toda a felicidade do mundo, e, com certeza, vão consegui-la.

Os segundos, apesar de todos os ventos lhes serem favoráveis, não dão à vida a importância que a vida tem. Acham-na um fardo pesado e se entristecem pelas mínimas coisas.

Se a vida, por um dia apenas, invertesse seus papéis, fazendo com que os que têm tudo, tivessem a carência dos que nada têm, talvez, pelo menos os segundos, não pensariam em fazer qualquer besteira. Os primeiros, pelos seus sofrimentos diários, teriam cada vez mais força para, também, não pensar em fazer algo que desmerece a vida que lhes foi dada.

A vida, apesar das coisas ruins que ela, às vezes, oferece-nos sempre será vida, e sempre valerá a pena vivê-la: em cada momento, em cada dia e em cada minuto desta tão curta, tão única e, apesar de tudo... vida!


Texto de Nilo da Silva Moraes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário