segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O significado das siglas que usamos no dia a dia


A maioria das siglas é acrônimo, ou seja, uma palavra formada pelas iniciais de um termo. Mas esse não é o caso do S.O.S., que foi inventado como um sinal de socorro em código Morse. A sequência de dígitos “. . . - - - . . .” foi escolhida, no século passado, pela sua facilidade e neutralidade. Os três pontos correspondem a “S” e os três espaço a “O”. Mais tarde, a sigla começou a ser associada a termos como “Save Our Souls” (“Salve nossas almas”), “Save Our Seamen” (“Salve nossos marinheiros”) e “Save Our Ship” (“Salve nosso navio”), entre outras. Todos surgiram na cultura popular como forma de associar o S.O.S. ao seu sentido de segurança, salvamento ou resgate, mas nenhum deles é oficialmente válido.

Algumas siglas mais comuns

DVD → Digital Video Disc (em inglês, “Disco de Vídeo Digital”)

INRI → Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum (“Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”, em latim), título pregado na cruz de Jesus Cristo por ordem de Pôncio Pilatos.

JPEG → Joint Photografic Experts Group, o nome do grupo que criou esse formato de imagem digital.

Laser → Light Amplification by Stimulated Emission of Radiaton (“Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação”).

LCD → Liquid Crystal Display (“Dispaly de Cristal Líquido”, em inglês).

OK → Tem várias origens, mas a mais acreditada é O Killed (“Zero mortos”, em inglês), criada na Guerra Civil dos EUA.

OVNI → Objeto Voador Não Identificado.

R.I.P. → Resquiescat In Pace (“Que descanse em paz”, em latim).

SMS → Short Message Service (“Serviço de Mensagem Curta”, em inglês).

TNT → Trinitrotolueno, composto químico explosivo.

Sinais dos tempos


Liga/Desliga → O desenho do símbolo tem origem na 2ª Guerra Mundial e mistura os algarismos 0 e 1. É baseado no código binário dos programadores de computador, em que “zero” significa desligado e “um” significa ligado.


Bluetooth →No século 10, o rei da Dinamarca, Harald Blatand, teria comido tanto mirtilo (blueberry) que um dente ficou azul (bluetooth). A empresa Bluetooth SIG se baseou na lenda para criar o símbolo com as iniciais do rei, na escrita rúnica.


USB → Inicialmente desenhado como o tridente do deus romano dos mares Netuno (olha a mitologia influenciando a tecnologia!). As pontas mudaram para simbolizar os diversos tipos de periféricos que podem se conectar na nova interface.

(Da revista Mundo Estranho, novembro de 2010)



Nenhum comentário:

Postar um comentário