terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Brasileiros da Silva

 Texto de Natália Pesciotta

Basta folhear a lista telefônica, Silva, Santos, Cavalcanti, Pinto, Pereira, Ferreira, Rodrigues, Carvalho. Inúmeros são os sobrenomes que povoam este país. 

Durante muito tempo alguns trouxeram nas letras a tradição e o poder. 

Outros sobrenomes, órfãos de pai e mãe, carregavam mesmo era um pedigree de vira-lata. O que hoje são histórias que nos ajudam a entender as origens do nosso povo. Um povo brasileirinho da Silva. 

Da Silva: Locução (precedida, em geral de um adjetivo) com o qual procura se dar ênfase ao que se afirma; “O homem está rico, riquinho da Silva”. 

(...) 

No Brasil, entre tantos sobrenomes vindos de tantos cantos, é impossível saber qual é o mais numeroso ‒ não existe qualquer estatística sobre o tema. Porém, se houvesse o posto de nome oficial da família brasileira, poucos hesitariam em apontar o Silva. Ele foi parar até no dicionário. O nome nasceu no Império Romano, mas teve também curiosas origens “da casa”. Porque nos navios que traziam os primeiros africanos e portugueses foi um tal de colocar nome, tirar nome... uma mistura, uma confusão danada. E assim nos criamos brasileiros, brasileirinhos da Silva. 

Silva pra quem é da Selva

Costa pra quem é da Costa 

Em latim Silva quer dizer selva. Foi no Império Romano, ainda antes de Cristo, que começaram a nomear pessoas desse jeito, porque eram de cidades na mata. 

Descendentes delas foram parar na Península Ibérica quando os romanos invadiram a região e, com a colonização portuguesa, no Brasil. 

Muitos portugueses não tinham nada a ver com a história, mas passaram a se chamar Silva ao atravessar o Atlântico. Na viagem pra cá recebiam acréscimos ao sobrenome original ‒ uma forma de organização. Quem ia para o interior incorporava o Silva. Os que ficariam no litoral ganhavam o Costa. 

Já os negros africanos perdiam totalmente seus nomes de origem no caminho. Eram rebatizados pelos padres nos navios negreiros apenas com um prenome. Depois, adicionavam o nome da fazenda, do engenho onde trabalhavam ou, muitas vezes, o sobrenome do senhor. Como a maioria dos escravos ia para as lavouras, milhares Silva nasceram pelo País. 

(...) 

Jogo cruzado 

É comum ouvir por aí que sobrenomes de animais ou plantas, como Coelho, Leão, Pinheiro e Carvalho, são de cristãos-novos ‒ judeus que trocaram o nome da família na Idade Média para fingir que se converteram ao catolicismo e assim fugir da Inquisição. Talvez alguns até sejam, mas regra não existe. As origens desses nomes são das mais variadas. Os descendentes podiam morar numa região arborizada ou ter um apelido de acordo com as características físicas. Além do mais, a lista de nomes de cristãos-novos é bem ampla e variada.  

Brasil ‒ Almanaque de Cultura Popular ‒ TAM

julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário