domingo, 15 de janeiro de 2023

Depressão

 Não tem idade

Sintomas em idosos costumam ser falta de vontade para realizar atividades antes consideradas prazerosa, diminuição nas interações, prostração e isolamento. 

Sinais de alerta 

Situações que podem sinalizar comprometimento da saúde mental do idoso. 

► Falta de interesse e vontade em relação a atividades que antes eram prazerosas. 

► Perda de autonomia para executar tarefas do dia a dia. 

► Diminuição das interações com familiares e amigos. 

► Apatia. 

► Isolamento progressivo. 

► Passar muito tempo na cama. 

► Alterações nos padrões de sono e apetite (dormir e comer muito pouco ou demais). 

► Persistência de pensamentos negativos. 

Como promover e manter a saúde mental

 

► A velhice requer planejamento, sempre que possível, e isso começa bem antes do marco dos 60 anos. O que você pretende fazer depois da aposentadoria? A que gostaria de se dedicar? Manter vínculos afetivos saudáveis com familiares e amigos é muito importante. 

► Sempre tenha metas, objetivos. Depois de concluídos os atuais, passe para outros. Não precisam ser projetos grandiosos, mas que se relacionem a seus interesses e a seu bem-estar. 

► O idoso deve manter uma rotina ativa que contemplem exercícios físicos e hobbies. 

► Limitações como problemas no joelho, no quadril ou na coluna não são impeditivos para a prática de exercícios. Pelo contrário, exercícios são indicados para a melhora do quadro geral e do controle da dor. O que tem de ser feito são adaptações, bem orientada por um educador físico, fisioterapeuta ou médio de referência. 

► Incorporar a atividade física à rotina ajuda a manter a autonomia, afastando um dos maiores temores da terceira idade: depender dos outros. Esse pode ser um argumento poderoso para convencer os que se mantêm no sedentarismo ou abandonaram a prática regular de exercícios. 

► Facilite o que for possível: escolha uma academia ou um clube perto de casa, tenha companhia para as aulas ou procure um profissional que atenda a domicílio, se preferir. 

► Filhos, netos, demais familiares e amigos têm um papel central na boa convivência, demonstrando carinho, preocupação com a saúde e ajudando o idoso a se engajar em atividades que tenham sentido para ele. Pode ser algo que relembre sua atuação profissional ou um passatempo de anos atrás que acabou sendo deixado de lado. 

► Atividades em grupo, para muitos, são um estímulo extra: encontrar amigos: ex-colegas de longa data, fazer novas amizades. 

► A programação não precisa depender de uma escola ou instituição. Combine encontros regulares com amigos. O objetivo pode ser almoçar, jantar, tomar um café e conversar. 

► Um animal de estimação pode ser um grande suporte afetivo para idosos, mas cães e gatos são incapazes de atender a necessidades maiores. Isso precisa ser levado em conta. 

(Do caderno Vida, de Zero Hora, janeiro de 2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário