sábado, 1 de agosto de 2020

Contos Curtos

Continho

Jorge César Alvim

Morreu aos vinte e oito anos e já não foi cedo. Aos dezoito matara um homem pela primeira vez. E desde então completara mais mortes do que anos de idade.

O inesperado foi a maneira por que deixou a vida. Em sua casa todos se surpreenderam quando o amigo, que assistira a seu fim, deu a notícia:

− Morreu como um passarinho...

− Ah! Suspiraram espantados.

Completou ao amigo:

− Crivado de chumbo.

                                              Comissão de Inquérito

Rui C. Lisboa


Deu um jeitinho − no Brasil, sabeis, dá-se para tudo − e arranjou cartão de apresentação para o tenente. Uma semana passou e já estava de apresentação do tenente para o capitão. O cartão seguinte foi de apresentação ao major. Não demorou e o próximo objetivo estava atingido − a estrela e as duas gemadas do tenente ao tenente-coronel. Outro cartão apresentando-o, e muitas recomendações ao coronel. Do coronel ao general presidente da Comissão de Investigação Contra a Corrupção e Desvio de Dinheiro Público (sigla para facilitar CICCDDP), que despachou: 

“Vamos atender ao seu pedido de acompanhar os trabalhos da Comissão. Mas o senhor é jornalista ou apenas patriota?”

− Não, senhor general, para falar a verdade, estou querendo é pegar o macete desse negócio de corrupção que é pra ver se arrumo minha vida.

                                              Conto Malandro

Mário Jorge Rodrigues

 

Não havia dúvida, aquele era o seu dia de sorte. Afinal conseguira o emprego, que fazia tanto eles esperavam, a nega ia vibrar. Será que ia mesmo? E por que não: Com alguma economia eles poderiam ter geladeira, televisão, uma vitrola e um violão. Ah! Um violão, isso seria a primeira coisa que iria comprar.

Ainda pensava em tudo isso quando abriu a porta do barraco e viu a mulher cozinhando. Foi logo dizendo:

− Maria, tá arranjado. Segunda-feira, às oito horas, sem falta. O lugar é teu!

                          (Histórias do Pif-Paf, de Millôr Fernandes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário