domingo, 2 de agosto de 2020

Um rei razoável


Ele se achava na região dos asteróides 325, 326, 327, 328, 329, 330. Começou, pois a visitá-los, para procurar uma ocupação e se instruir.

O primeiro era habitado por um rei. O rei sentava-se, vestido de púrpura e arminho, num trono muito simples, posto que majestoso.

Ah! Eis um súdito, exclamou o rei ao dar com o príncipezinho.

E o príncipezinho perguntou a si mesmo:

− Como pode ele reconhecer-me, se jamais me viu?

Ele não sabia que, para os reis, o mundo é muito simplificado. Todos os homens são súditos.

O rei fazia questão fechada que sua autoridade fosse respeitada. Não tolerava desobediência. Era um monarca absoluto. Mas, como era muito bom, dava ordens razoáveis.

Mas o príncipezinho se espantava. O planeta era minúsculo. Sobre quem reinava o rei?

− Majestade... Eu vos peço perdão de ousar interrogar-vos...

− Eu te ordeno que me interrogues, apressou-se o rei a declarar.

− Majestade... Sobre quem é que reinas?

− Sobre tudo, respondeu o rei, com uma grande simplicidade.

− Sobre tudo?

Pois ele não era apenas um monarca absoluto, era também um monarca universal.

− E as estrelas vos obedecem?

− Sem dúvida, disse o rei. Obedecem prontamente. Eu não tolero indisciplina.

− Eu desejava ver um pôr de sol... Fazei-me esse favor. Ordenai ao sol que se ponha...

− Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se em gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem − ele ou eu − estaria errado?

− Vós, respondeu com firmeza o príncipezinho.

− Exato. É preciso exigir de cada um, o que cada um pode dar, replicou o rei. A autoridade repousa sobre a razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, farão todos revolução. Eu tenho o direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis.

− E meu pôr de sol? Lembrou o príncipezinho, que nunca esquecia a pergunta que houvesse formulado.

− Teu pôr de sol, tu o terás. Eu o exigirei. Mas eu esperarei na minha ciência de governo, que as condições sejam favoráveis.

                               (Trecho de “O Pequeno Príncipe”)

                                     


Um comentário:

  1. ACB, Que companhia boa, diante de tudo q estamos passando faz a diferença.

    ResponderExcluir