sábado, 1 de agosto de 2020

O Censo que deu Samba

O Censo do ano de 1940 motivou um célebre samba. Foi seu compositor o baiano Assis Valente, cantada por Carmen Miranda. Como numa crônica, a canção aproveita-se do censo brasileiro de 1940, que era o assunto do dia, para contar a história de uma família do morro que serve de pesquisa para os censores.

 Esta é a letra do famoso samba:

Recenseamento

                    Em mil novecentos e quarenta,

Lá no morro, começaram o recenseamento.

E o agente recenseador

Esmiuçou a minha vida que foi um horror.

E quando viu a minha mão sem aliança,

Encarou para a criança,

Que no chão dormia,

E perguntou se o meu moreno era decente,

E se era do batente,

Ou era da folia.

Obediente eu sou

A tudo que é de lei.

Fiquei logo sossegada

E falei então:

− O meu moreno é brasileiro,

É fuzileiro,

E é quem sai com a bandeira

Do seu batalhão.

A nossa casa não tem nada de grandeza,

Mas vivemos na pobreza

Sem dever tostão.

Tem um pandeiro, tem cuíca, um tamborim,

Um reco-reco, um cavaquinho e um violão. (bis)

                     Fiquei pensando

E comecei a descrever

Tudo, tudo de valor

Que o meu Brasil me deu:

O céu azul,

Um Pão de Açúcar sem farelo

E o pano verde e amarelo

Tudo isso é meu.

Tem feriado que pra mim vale fortuna.

A Retirada de Laguna

Vale um cabedal.

Tem Pernambuco, tem São Paulo, tem Bahia,

Um conjunto de harmonia

Que não tem rival.


P.S. Há, na internet,  uma gravação com Carmen Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário