quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Pontuação divertida

 

Um milionário redigiu seu testamento da seguinte forma: 

“Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres.”

A falta das vírgulas gerou uma enorme confusão entre os interessados na herança, pois cada um tentou justificar por que se considerava o único e legítimo herdeiro da vultosa quantia. Imagine-se um dos herdeiros. Como você pontuaria o texto se fosse:

O irmão: “Deixo a minha fortuna para o meu irmão, não para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”

O sobrinho: “Deixo a minha fortuna para o meu irmão não, para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”

O advogado: “Deixo a minha fortuna para o meu irmão não, para o meu sobrinho jamais, para o meu advogado, nada para os pobres.”

O defensor dos pobres: “Deixo a minha fortuna para o meu irmão não, para o eu sobrinho jamais, para o meu advogado nada, para os pobres.”

                                                 Frases de duas maneiras:

Matar o rei não é crime. (pode ser...)

Matar o rei não; é crime. (correto)

Enquanto o padre pasta o burro reza. (sem pontuação)

Enquanto o padre pasta, o burro reza. (ilógico)

Enquanto o padre pasta o burro, reza. (correto: o padre faz o burros pastar e reza..)

Quando Maria toma banho de sol sua mãe diz ela traga água fria. (sem pontuação)

Quando Maria toma banho de sol sua, mãe, diz ela, traga água fria. (sua do verbo suar)

Ressuscitou não está aqui. (sem pontuação)

Ressuscitou, não está aqui. (primeira forma correta)

Ressuscitou? Não, está aqui. (segunda forma correta)

Traga seu carro usado para nós ele vale o maior preço do mercado. (sem pontuação)

Traga seu carro usado, para nós ele vale o maior preço do mercado. (correta)

Traga seu carro usado para nós, ele vale o maior preço do mercado. (correta)

Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro era também o pai do bezerro. (sem pontuação)

Um fazendeiro tinha um bezerro e mãe; do fazendeiro era também o pai do bezerro.

* O fazendeiro tinha o bezerro, a vaca e o touro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário