sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Bar Bip-Bip


Um reduto do samba carioca em Copacabana

 Por Erika Azevedo


Foto Folha de S. Paulo

Menor dos grandes redutos do samba do Rio de Janeiro, o Bar Bip-Bip é um clássico de Copacabana. Patrimônio Cultural Carioca, foi inaugurado em 1968 e se transformou em um tradicional ponto de encontro de músicos da velha e da nova geração. Nomes como Milton Nascimento, Moacyr Luz e Beth Carvalho costumam dar uma palinha por lá, na mais completa informalidade.

Aberto diariamente, somente aos sábados o Bip-Bip não tem música ao vivo. E a programação é sempre gratuita. As rodas de samba acontecem às quintas, sextas e domingos e costumam ser concorridas. O chorinho toma conta às segundas e terças, enquanto a quarta-feira é dia de bossa nova.

Dentro do bar, pequeno e estreito, os músicos ocupam praticamente todas as mesas e cadeiras, mas ninguém se incomoda: aqui, a música é a grande estrela. O estalar de dedos no lugar da salva de palmas ao final das canções, para não incomodar a vizinhança residencial, é outra marca registrada do Bip-Bip. E essas são apenas algumas das muitas particularidades do lugar.

O Bip – para os íntimos – conta com um sistema de atendimento peculiar. A cerveja, sempre geladíssima, fica numa geladeira no fundo do bar. Pra conseguir uma, basta ir lá pegar. A vibe self-service também vale pros petiscos. Quer uma porção de bolinhos de bacalhau? É só pegar e esquentar no forno. Sentado numa mesinha na porta do bar, o dono, Alfredinho, vai anotando o nome dos clientes e o que foi consumido. No fim da noite, é só acertar as contas.

Aliás, Alfredinho (sentado acima, à direita) é uma atração à parte. Suas broncas são lendárias. Se o burburinho do público do lado de fora ficar mais alto que a música, não tem errada: Alfredinho vai levantar e dar um sonoro esporro. Nada pessoal. No Bip-Bip, a música é sempre prioridade. E que assim seja.

 Bar Bip-Bip

Onde fica: Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2267-9696
Horário: Segunda a Domingo 19h-00h
Estação Próxima do Metrô: Cantagalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário