sábado, 16 de setembro de 2017

Participantes Ilustres da FEB


Na Segunda Guerra Mundial


Serviram na Força Expedicionária Brasileira pessoas dos mais variados extratos sociais. Alguns, nos anos seguintes desempenhariam diretamente papéis de destaque na vida política, social e cultural brasileira. Outros, indiretamente como pais, educadores ou profissionais, que em suas respectivas áreas influenciaram por aceitação ou oposição personalidades das gerações posteriores. Citamos por ordem alfabética alguns dos seguintes nomes:

Carlos Scliar – um destacado desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico;

Camilo Cola - empresário e político fundador do Grupo Itapemirim;

Albuquerque Lima - Ministro do Interior entre 1967 e 1969;

Antônio Matogrosso Pereira - Militar de carreira do exército e pai do cantor e showman Ney Matogrosso;

Celso Furtado - Intelectual e economista da CEPAL, criador da SUDENE e Ministro do Planejamento no governo João Goulart;

Clarice Lispector - Escritora, atuou como voluntária junto ao corpo de enfermeiras da FEB;

Golbery do Couto e Silva - Ministro da Casa Civil entre 1974 e 1981;

Hugo Abreu - Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista de 1970 a 1974 e Ministro da Casa Militar entre 1974 e 1978;

Humberto de Alencar Castello Branco - Presidente do Brasil entre 1964 e 1967;

Jacob Gorender - Escritor, militante político e um dos fundadores do PCBR;

Octavio Costa - Idealizador das campanhas publicitárias do Regime Militar no período Médici;

Osvaldo Cordeiro de Farias - Governador de Pernambuco entre 1955 e 1959;

Perácio – Jogador de futebol carioca, nacionalmente famoso nos anos de 1940;

Poli - Músico profissional, já reconhecido no meio artístico quando convocado. multinstrumentista que influenciou nomes da MPB nos anos de 1960;

Salomão Malina - Presidente nacional do PCB entre 1987 e 2001.

Famosos do cinema americano e inglês

Alec Guinness – Ator – Serviu na Marinha Real Britânica durante toda a Segunda Guerra Mundial. Ele comandou embarcações que participaram da invasão da Sicília. Como ator participou de 54 filmes e recebeu diversos prêmios do cinema. Narrou o mais famoso documentário sobre a Segunda Guerra, “The World at War”. Faleceu em 2000, aos 86 anos. Foi o famosos Obi-Wan Kenobi, em Star Wars.

Audie Murphy – Ator – alistou-se na infantaria estadunidense aos 18 anos e participou ativamente de 9 campanhas na África, Sicília, Itália, França e Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Demonstrou tanta bravura, que acabou se tornando o soldado mais condecorado da guerra, recebendo mais de vinte medalhas. Simplesmente foi o Chuck Norris da Segunda Guerra. Faleceu em 1971, aos 47 anos.

James Doohan – Ator – o Scotty de Star Trek – integrou a Artilharia Real do Canadá, e estava no desembarque na Praia de Juno no Dia D. Foi alvo de 7 tiros de metralhadora alemã, sendo ferido com seis munições, já que uma parou em sua charuteira de metal. Três balas picotaram o dedo médio de sua mão direita. O dedo foi amputado, e ocasionalmente é perceptível nas suas atuações em Star Trek, tanto na serie quanto nos filmes. Faleceu em 2005, aos 85 anos.

Charles Durning – Ator –, aos 21 anos integrou o corpo dos Army Rangers – tropa de elite da infantaria leve – na Praia de Omaha em 6 de junho de 1944. Ferido, ele foi o único soldado de seu agrupamento que sobreviveu ao desembarque inicial. Foi ferido na Bélgica, esfaqueado com uma baioneta por um adolescente alemão. Voltou a linha de batalha e foi capturado em dezembro de 1944, e sobreviveu ao massacre de Malmedy, na Bélgica, onde 90 soldados estadunidenses foram fuzilados. Voltou ao local do crime para ajudar a identificar os corpos. Recebeu três Medalhas Purple Hearts e Estrela de Prata. Após levar um tiro no peito que o tirou da guerra, ele passou quatro anos em tratamento em diversos hospitais.

Bob Keeshan – Ator e Produtor – também conhecido como “Capitão Canguru” foi sargento na Marinha dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Porém jamais participou de algum combate. Faleceu em 2004, aos 77 anos.

Lee Marvin – ator – Alistou-se na Marinha dos Estados Unidos em 1943 e lutou no Pacífico sul, sendo ferido na Batalha de Saipan. Foi condecorado com a Purple Heart, por ser ferido em combate. Seu primeiro filme foi “Agora estamos na Marinha” de 1951. Ganhou Oscar de Melhor ator em 1965 pelo trabalho em “Dívida de Sangue”. Faleceu em 1987, aos 63 anos.

Donald Pleasance – Ator – foi piloto da RAF, – Força aérea Britânica – abatido e mantido como prisioneiro de guerra pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. No cinema incorporou diversos personagens, como o Dr. Samuel Loomis de Halloween e Ernst Stavro Blofeld em James Bond. Faleceu em 1995, pouco antes de completar 76 anos.

George C. Scott – Ator – Entrou para a marinha em 1945, teve o posto de Sargento, participando de missões na Europa. Ganhou Oscar por seu papel de general Patton, no filme Patton, Rebelde ou Herói. Faleceu em 1999, aos 72 anos.

Charles Bronson – Ator – Foi artilheiro de Cauda e instrutor de tiro na USAAF durante a Segunda Guerra. Ele completou 25 missões e foi premiado com a Purple Heart. Talvez o mais conhecido da lista, aqui no Brasil, já que seus filmes foram reprisados inúmeras vezes na globo e no SBT. Faleceu em 2003, aos 82 anos.

James Arness – Ator – foi integrante da Famosa Terceira Divisão Infantaria estadunidense,  recebendo a Bronze Star e os Purple Heart. Devido à sua estatura, ele foi escolhido para ser o primeiro a desembarcar – para ver a profundidade da água – em Anzio, Itália. Ele foi posteriormente ferido por uma rajada de metralhadora e passou 18 meses se recuperando em hospitais.

Art Carney – ator – Serviu na França como um soldado de infantaria pelos Estados Unidos. Foi ferido na perna por estilhaços de uma granada e ficou hospitalizado por nove meses. Como seqüela ficou manco por toda a vida. Faleceu em 2003, aos 85 anos.

James Stewart – Ator – foi piloto da Força Aérea Estadunidense, lutando na Segunda Guerra mundial como Coronel. Foi condecorado com a Distinguished Flying Cross, por duas vezes, a Air Medal com três folhas de carvalho e os Clusters Croix de Guerre. Em 1959, foi promovido a Brigadeiro-General. James Stewart já atuava no cinema quando entrou na Força Aérea. Faleceu em 1997, aos 89 anos.

Clark Gable – ator – Foi artilheiro avião B-17. Graduado como segundo-tenente pela Escola de Oficiais em Miami. Adolf Hitler era fã de Clark Gable e, ao saber que fora enviado para a Europa, ofereceu uma grande recompensa a quem conseguisse capturar o ator e levá-lo vivo ao Führer.

Mickey Rooney – ator – serviu ao Exército dos Estados Unidos, na Europa. Rooney foi treinado para ser um franco atirador, mas foi designado para dar reforço moral ao longo das linhas de frente.

Henry Fonda – ator – Serviu a Marinha dos estados unidos como contramestre de terceira classe no Pacífico Sul. Depois foi promovido a Tenente Júnior. Antes do embarque ele já havia atuado em mais de 20 filmes. Por seus serviços prestados no Pacífico, ele ganhou a Bronze Star, o quarto maior prêmio de bravura em conflito com o inimigo.

Rod Steiger – ator – ingressou na Marinha com 16 anos, mentindo a idade, para sair de sua casa e serviu a bordo do USS Hornet. Como torpedeiro, lutou no Pacífico em campanhas de Iwo Jima e Okinawa, no Japão. Particpou de mais de 100 filmes em sua carreira de ator. Faleceu em 2002, aos 77 anos.

Charlton Heston – Ator – Em 1944, largou os estudos e se alistou na USAAF, serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas. Atingindo a patente de sargento e nesta mesma ilha e período, se casou com uma colega de faculdade. Faleceu em 5 de Abril de 2008, aos 85 anos.

Jack Palance – ator – Serviu aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial como piloto de bombardeiros. Faleceu em 10/11/2006, aos 87 anos.

Richard Todd – Durante a Segunda Guerra Mundial, Todd foi oficial do exército britânico. Foi um dos primeiros oficiais britânicos a aterrissar na Normandia, no Dia-D. Seu batalhão se encontrou com o Major Howard, comandante do agrupamento de planadores que tomaram a Ponte Pegasus. Participou de vários filmes após a guerra, entre eles “O mais longo dos dias”, de 1962. Faleceu dia 03 de Dezembro de 2009, aos 90 anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário