sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Um pequeno gesto de cortesia

Sir Walter Raleigh

(Um pequeno fato real)

Adaptação de James Baldwuin


Numa certa época, viveu na Inglaterra um homem corajoso e nobre, cujo nome era Walter Raleigh. Ele não só foi corajoso e nobre, mas também era bonito e educado, e, por essa razão, a rainha fez dele um cavaleiro, e o chamou Sir Walter Raleigh.

Quando Raleigh era um homem jovem, ele, um dia, estava caminhando por uma rua em Londres. Naquela época, as ruas não eram asfaltadas, e não havia calçadas. Ele estava vestido num estilo muito elegante, e usava um manto escarlate muito bonito jogado sobre os ombros.

Enquanto ele caminhava, ele achou difícil andar sem pisar na lama e sujar os seus lindos sapatos novos. Logo, chegou a uma poça de água barrenta que inundava de um lado da rua para o outro. Ele não podia atravessá-la. Talvez ele pudesse pular.

Ele estava pensando no que deveria fazer, quando passou a olhar para cima. Quem foi que ele viu descendo a rua do outro lado da poça?

Era Elizabeth, a Rainha da Inglaterra, com seu séquito de gentil-mulheres e donzelas vindo em sua direção. Ela viu a poça de água suja na rua. Ela viu o belo jovem com o manto escarlate, ficando do lado dele. Como ela poderia atravessar sem se sujar?

O jovem Raleigh, quando viu que ela estava se aproximando, só pensou em ajudar a rainha. Havia apenas uma coisa que ele poderia fazer, e nenhum outro homem teria pensado nisso.

Ele tirou seu manto escarlate e espalhou-o em toda a poça. A rainha pode pisar nele agora, como num lindo tapete.

Ela atravessou a rua. Ela estava segura em pisar sobre a poça, e seus pés não havia tocado na lama. Ela parou por um instante e agradeceu ao jovem.

Enquanto andou para frente com seu séquito de damas, ela perguntou a um das gentis-mulheres: “Quem é esse bravo homem gentil que nos ajudou de forma tão positiva?”. “O nome dele é Walter Raleigh”, disse a mulher suavemente. “Ele terá a sua recompensa”, disse a rainha.

Não muito tempo depois, ela enviou um convite para Raleigh vir em seu palácio.

O jovem foi, mas ele não tinha um manto escarlate para o evento. Então, enquanto todos os grandes homens e senhoras finas da Inglaterra estava ao redor, a rainha o fez um cavaleiro. E desde aquela época, ele ficou conhecido como Sir Walter Raleigh, o favorito da rainha. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário