Todos nós já ouvimos falar em número PI. É o
irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante
entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro. Não confundir
com o número Phi.
O número Phi (letra grega que se
pronuncia “fi”) apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais
interessante.
Durante anos o homem procurou a beleza
perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era
um retângulo, do qual se havia proporções... do lado maior dividido pelo lado
menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o
Pathernon... a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A
profundidade dividia pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção
ideal de 1,618.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as
pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo a de baixo era
1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por
diante.
Bom, durante milênios, a arquitetura
clássica grega prevaleceu O retângulo de ouro era padrão, mas depois de muito
tempo, veio a construção gótica, com formas arredondadas que não utilizavam o
retângulo de ouro grego. Mas em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que
estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é
provavelmente a mais famosa seqüência matemática a Série de Fibonacci.
A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi
contando como eles se aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e
chegou numa seqüência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores.
Leonardo Fibonacci
1 1 2 3 5 8
13 21 34 55 89...
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.
Aí entra a 1ª
"coincidência"; proporção de crescimento média da série é... 1,618.
Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é
1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos
gregos.
Então, essa descoberta de Fibonacci
abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a
natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
A proporção de abelhas fêmeas em
comparação com abelhas machos em uma colmeia é de 1,618;
A proporção
que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
A proporção em que aumenta o
diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
A proporção em que se diminuem as
folhas de uma arvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se
distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção
de 1,618 também.
Por isso, o número Phi ficou
conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO. Porque, os historiadores descrevem que foi a
beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo.
Bom, por volta 1500 com a vinda do
Renascentismo à cultura clássica voltou à moda... Michelangelo e principalmente
Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção
natural em suas obras. Mas da Vinci foi ainda mais longe; ele como cientista,
pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma
outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano, obra prima
de Deus.
Por
exemplo:
Meça sua altura e depois
divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618;
Meça seu braço inteiro e depois
divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618;
Meça seus dedos, ele inteiro
dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta
dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
Meça sua perna inteira e divida pelo
tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
A altura do seu crânio dividido pelo
tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;
Da sua
cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;
(considere erros de
medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Tudo, cada
osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Seria Deus, usando seu conceito
maior de beleza em sua maior criação feita a sua imagem e semelhança?
Coelhos, abelhas, caramujos,
constelações, girassóis, arvores, artes e o homem; coisas teoricamente
diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.
Então até hoje essa é considerada a
mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu
livro, seu jornal, uma foto revelada.
(lembre-se: considere erros de
medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Encontramos ainda o número Phi nas
famosas sinfonias como a 9ª de Bethoven e em outras diversas obras.
Então, isso tudo seria uma
coincidência?...ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada
vez mais esclarecido para nós?
Rogerio Pires
Terapeuta e
Psicoterapeuta Holístico
Presidente do Grupo
Phatae
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