sábado, 21 de outubro de 2017

O que significa “Caralho”?


Por Adelson Mendes de Assis (SP)


Segundo a Academia Portuguesa de Letras, “Caralho” é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

O caralho, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco. Também era considerado um lugar de “castigo” para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo. castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no Caralho e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão: “Mandar pro Caralho”.

Hoje em dia, Caralho é a palavra que define toda a gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo. Ao apreciarmos algo de nosso agrado, costumamos dizer: “Isto é bom pra caralho”.

Se alguém fala conosco e não entendemos, perguntamos: Mas que Caralho você está dizendo? Se nos aborrecemos com alguém ou algo, o mandamos pro Caralho. Se algo não nos interessa dizemos: Não quero saber nem pelo Caralho. Se, pelo contrário, algo chama nossa atenção, então dizemos: Isso me interessa pra caralho.

Também são comuns as expressões: Essa mulher é boa pra Caralho (definindo a beleza); essa dona é feia pra Caralho (definindo a feiúra); esse filme é velho pra Caralho (definindo a idade); essa mulher mora longe pra Caralho (definindo a distancia); enfim, não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar sem juntar um “Caralho”. Se a forma de proceder de uma pessoa nos causa admiração dizemos: “Esse cara é do Caralho!”. Se um comerciante está deprimido pela situação do seu negócio, exclama: “Estamos indo pro Caralho”. Se encontramos um amigo que há muito não víamos, dizemos: “Porra, por onde, Caralho, você tem andado?”

É por isso que lhe envio este cumprimento do Caralho e espero que seu conteúdo o agrade pra Caralho, desejando que as suas metas e objetivos se cumpram, e que a sua vida, agora e sempre, seja boa pra Caralho. A partir deste momento poderemos dizer “Caralho”, ou mandar a alguém pro “Caralho” com um pouco mais de cultura e autoridade acadêmica...

Envia esta mensagem para alguém de quem goste pra “Caralho”.

E tenha um dia feliz! “Um dia do Caralho!
  


Um comentário: