quarta-feira, 10 de junho de 2020

Nossa Senhora da Conceição Aparecida



Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, Conde de Assumar, governador de São Paulo e Minas Gerais, assumiu em 1717. A Câmara de Guaratinguetá notificou pescadores para que trouxessem o melhor peixe para a refeição do governador visitante.

Partiram cedo. Lanços sucediam-se em vão nas águas. Até que a tarrafa afunda e os braços puxam-na sem esperança. Enrolada na malha, quase negra, uma figura vem do fundo do rio. Uma imagem feminina, de barro cozido, mãos postas. Uma santa. Outro lanço traz a cabeça. Imagem de Nossa Senhora de invocação desconhecida. Obra de santeiro anônimo, trazida à veneração de três pescadores paulistas. Agora, na tarrafa não cabem mais tantos peixes. Cada lanço, uma torrente. Os pescadores cantam de alegria. Chamam a santa de Virgem Parecida, porque apareceu em entrega espontânea.

Um deles, Filipe Pedroso, fica com a imagem. Conservou durante anos em Itaguaçu, lugar do encontro, e passou a imagem ao filho. A Virgem presidia orações domésticas. Uma noite, lufada de vento apaga as velas. Antes que alguém as reacenda, iluminam-se, resplandecentes. A fama se espalha. O lugar ganha outro batismo. Aparecida.

O vigário de Guaratinguetá construiu capelinha e celebrou a primeira missa em 1745. Milagres levaram o nome da santa por todos os recantos. Romaria, promessas. A aldeia cresce. Ergue um templo, inaugurado em 1888. Vira basílica em 1909.

No altar-mor, em Aparecida do Norte, com manto de estrelas, coroa de ouro, mãos postas, está a Virgem, que apareceu das águas pelas mãos de pescadores, declarada pelo Papa Pio XI “Padroeira Principal de todo o Brasil”.


Do “Almanaque Brasil de Cultura Popular”,
da TAM, outubro de 2003

P.S. A imagem encontrada no rio era de Nossa Senhora da Conceição (Concebida), que apareceu na rede de peixe dos pesadores e ficou sendo, por esse fato, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, santa que depois, desse acontecimento histórico, passou a ser a Santa Padroeira do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário