terça-feira, 1 de março de 2022

5 melhores chás para dor de cabeça

 

A dor de cabeça é um sintoma é comum e desagradável. Ao “UOL Viva Bem”, de onde são as informações, o neurologista Marcelo Freitas Schmid, destacou que as causas comuns são “a falta de sono, estresse, exposição a ruídos altos, óculos inadequados, adereços apertados na cabeça ou resultante de um consumo alimentar desequilibrado e excesso de bebidas alcoólicas”. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, “95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo de sua vida. Cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de cefaleia ao mês”. Quando isso acontece, recorrer a analgésicos tende a ser a primeira opção de muitos, mas alguns métodos naturais podem substituir o uso das drogas. Vale ressaltar que a recorrência pode ser um sinal de alerta e merece acompanhamento médico. 

Confira a seguir os cinco melhores chás para a dor de cabeça: 

Chá de camomila 

Os efeitos calmantes do chá de camomila são populares. Além disso, essa bebida atua como sedativa e relaxante da musculatura lisa, por isso é uma ótima opção para os dias de cefaleia. 

Chá de lavanda 

Essa é uma opção para a dor de cabeça ocasionada pelo estresse. Assim como os óleos essenciais, o chá de lavanda tem ação calmante natural e pode aliviar a tensão emocional. 

Chá de gengibre 

Rico em propriedades anti-inflamatórias e vasculotônicas, o gengibre pode ser um aliado as crises de dor de cabeça. No entanto, deve ser evitado por mulheres grávidas ou lactantes. 

Chá de cravo 

O chá de cravo também tem ação anti-inflamatória e atua como relaxante muscular, favorecendo a redução da cefaleia. 

Chá de hortelã 

O popular chá de hortelã também cai bem nesse momento, graças as suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes. Porém, deve ser evitado por menores de dois anos, lactantes e pacientes com inflamações estomacais ou cálculos biliares. 

(Saúde da mulher – revista ISTOÉ)

Um comentário: