quinta-feira, 31 de março de 2022

Sinais de Pontuação

 Conto

Pontos de Vista

Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão. 

− Esta história já começou com um erro − disse a Vírgula. 

− Ora, por quê? − perguntou o Ponto de Interrogação. 

− Deveriam me colocar antes da palavra “quando” − respondeu a Vírgula. 

− Concordo! − disse o Ponto de Exclamação. − O certo seria: 

“Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão”. 

− Viram como eu sou importante? − disse a Vírgula. 

− E eu também − comentou o Travessão. − Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando. 

− E nós? − protestaram as Aspas. − Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo. 

− O mesmo digo eu − comentou o Dois-Pontos. − Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão. 

− Estamos todos a serviço da boa escrita! − disse o Ponto de Exclamação. − Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora! 

− Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase − disseram as Reticências. − Ou dar margem para outras interpretações... 

− É verdade − disse o Ponto. − Uma pontuação errada muda tudo. 

− Se eu aparecer depois da frase “a guerra começou” − disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo? 

− Mas se eu aparecer no seu lugar − disse o Ponto de Exclamação − é uma certeza: “A guerra começou!” 

− Olha nós aí de novo − disseram as Aspas. 

− Pois eu estou presente desde o comecinho − disse o Travessão. 

− Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois − disse o Ponto e Vírgula. − E aí entro eu. 

− O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz − disse a Vírgula.

− Então, que nos usem direito! − disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão. 

******* 

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will. Revista Nova Escola − Edição Nº 165. 

(Do Blog Só Português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário