quarta-feira, 30 de março de 2022

Pontuar de acordo com o sentido que se pede:

 

Cris por favor ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário cuidado entregar convites para a Júlia e Dani de jeito nenhum quero ver o Lucas na minha festa 

a) Pontuar de forma que o convite seja para a Júlia e para o Lucas: 

Cris, por favor ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário. Cuidado: entregar convites para a Júlia, e Dani de jeito nenhum. Quero ver o Lucas na minha festa. 

b) Pontuar de forma que o convite seja para a Júlia e para a Dani: 

Cris, por favor ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário. Cuidado: entregar convites para a Júlia e Dani. De jeito nenhum quero ver o Lucas na minha festa. 

c) Pontuar de forma que o convite seja apenas para o Lucas: 

Cris, por favor ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário. Cuidado: entregar convites para a Júlia e Dani, de jeito nenhum. Quero ver o Lucas na minha festa. 

*******

Edgar costuma escrever bilhetes para a sua família. Hoje de manhã, escreveu dando pistas sobre o seu presente de aniversário. Por estar atrasado, não teve tempo de pontuar o bilhete: a kombi escolar já estava buzinando. Assim ficou o bilhete: 

“O que eu quero é uma bicicleta não um videogame de jeito nenhum gostaria de uma bola oficial” 

a) Pontuar de forma que Edgar possa ganhar uma bicicleta: 

O que eu quero é uma bicicleta, não um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial. 

b) Pontuar de forma que Edgar possa ganhar um videogame: 

O que eu quero é uma bicicleta? Não! Um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial. 

c) Pontuar de forma que Edgar possa ganhar uma bola oficial: 

O que eu quero é uma bicicleta? Não! Um videogame? De jeito nenhum! Gostaria de uma bola oficial.

******* 

Referência: FALCETTA, Antônio Paim et al. Cem aulas sem tédio – Língua Portuguesa: sugestões práticas, dinâmicas e divertidas para o professor. Santa Cruz: Editora IPR, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário