segunda-feira, 21 de março de 2022

Porto Alegre é demais*

 

Nova Orla do Guaíba, trecho 1*

*Denominada Orla Moacyr Scliar, em homenagem ao escritor porto-alegrense. 

Letra e música de José Fogaça** 

Porto Alegre é que tem
Um jeito legal.
É lá que as gurias etc. e tal.
 

Nas manhãs de domingo,
Esperando o Grenal,
Passear pelo Brique,
Num alto astral.
 

Porto Alegre me faz
Tão sentimental,
Porto Alegre me dói,
Não diga a ninguém

Porto Alegre me tem,
Não leve a mal,
A saudade é demais,
É lá que eu vivo em paz.

Quem dera eu pudesse

Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton e Kledir.
 

Andar pelos bares,
Nas noites de abril,
Roubar de repente
Um beijo vadio.
 

Porto Alegre me faz
Tão sentimental.

Porto Alegre me dói,

Não diga a ninguém,

Porto Alegre me tem,
Não leve a mal,
A saudade é demais,
É lá que eu vivo em paz,
Porto Alegre é demais!

* Durante dois anos, a canção ficou guardada em uma gaveta, como revela Isabela Fogaça, mulher de Fogaça, até que ela decidiu gravar a faixa. Inicialmente, Porto Alegre é demais foi incluída em um disco só com canções que homenageavam a Capital. Mas, quando o produtor Ayrton dos Anjos, o Patineti, ouviu a canção, “decretou” que seria sucesso. A faixa virou o carro-chefe do álbum batizado com o nome da música. 

** Professor, compositor, senador, ex-prefeito de Porto Alegre. 

P.S. No dia 26 de março de 2022 Porto Alegre completa 250 anos de fundação. A data está movimentando o poder público, empresas e toda a comunidade em torno das comemorações. 

Fundada em 1772 por 60 casais de portugueses açorianos, que tinham sido mandados pelo rei de Portugal para povoar a região sul do Brasil. 

A capital dos gaúchos foi fundada como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, nome que foi alterado um ano depois para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. 

Seu lema é “Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre” e sua padroeira é Nossa Senhora mãe de Deus.

Nova orla - trecho 3*

*Denominada Orla Jaime Lerner, arquiteto paranaense idealizador do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário