quinta-feira, 31 de março de 2022

Onde pôr a virgula?

Professor Francisco Paulo

O emprego da vírgula está relacionado com a estrutura sintática da oração. Talvez por isso o uso seja difícil para quem não sabe análise sintática. 

A vírgula serve para assinalar as pausas e inflexões da voz (fluência fonética), para esclarecer o sentido de uma frase (evitar ambiguidades do pensamento do leitor) e para separar palavras ou expressões e orações que o escritor quer destacar (ênfase). 

Orações grafadas em ordem direta dos termos − sujeito-predicado-complemento (SPC)* – facilita o uso da vírgula, pois tal sequência inibe ambiguidades de sentido. 

Diversos autores contam histórias para mostrar como o emprego incorreto da vírgula, às vezes, muda completamente o sentido de uma oração. 

Para não fugir à regra, relato um caso interessante que se passou com o amigo e mestre José Raimundo, ilustre professor da UDF, que cumulava a função de titular de certa disciplina com a de coordenador de estágios. 

Certa vez um aluno recorreu do resultado de uma avaliação que lhe parecia injusta, pois o professor não considerara uma resposta escrita no verso da prova. 

O professor analisou o recurso com a acuidade e o senso de justiça que lhe eram peculiares, concluindo que assistia razão ao aluno. 

O ilustre mestre, assoberbado pelas tarefas de leitura de monografias, recorrera a seu filho para digitar o texto. Assim, enquanto o nobre José Raimundo ditava seus considerandos e parecer final, o petiz escrevia o que entendia. 

O menino, de apenas onze anos, fora bem na digitação, exceto no despacho final, pois grafara: 

“Corrigir impossível, reprovar o aluno”. 

Meticuloso que era, o professor revisou o texto e pediu ao filho que corrigisse o veredito, que era: 

“Corrigir, impossível reprovar o aluno”. 

E assim fez a revisão. O aluno foi aprovado. 

******* 

*SPC: (Serviço de Proteção ao Crédito) macete para que os alunos decorem a sequência lógica de uma oração em ordem direta = Sujeito − Predicado − Complemento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário