quarta-feira, 2 de março de 2022

Dia do Torcedor Colorado:

 Charuto, a personificação do Clube do Povo

Enquanto Carlitos, Tesourinha e companhia orquestravam a sinfonia dentro de campo, nas arquibancadas do estádio dos Eucaliptos*, havia um irreverente torcedor que dava um show à parte. “Um colorado em estado puro”, como definira Luis Fernando Veríssimo. No dia 17 de dezembro, se comemora o Dia do Torcedor Colorado, e nada mais justo do que celebrar a personificação do Clube do Povo: o eterno Charuto. 

Figura muito popular em Porto Alegre, Charuto habitou assiduamente o Eucaliptos entre os anos 1930 e 50. Apesar da embriaguez que por vezes o abatia no segundo tempo, torcia fervorosamente enquanto podia: “CO-RO-RA-DO!”, repetia, alheio ao que ocorria no gramado. 

Trabalhador humilde e bem quisto entre a torcida, costumava ter sua entrada bancada pelos demais. Quando isso não ocorria, usava de uma técnica avançada para driblar o porteiro e ingressava no estádio de costas, fingindo estar de saída – como se fora o próprio Saci. 

O mítico torcedor-símbolo partiu em 1952, mas sua figura atravessa os tempos como um personagem popular do futebol gaúcho e representante folclórico do Clube do Povo – a genuína alegria de seu coração. Salve, eterno Charuto! 

(Do Blog do S. C. Internacional) 

P.S. Em 1952, a três dias de um gre-nal, em que o Internacional venceu por 5 x 1, Charuto se envolveu em uma briga no Mercado Público e foi assassinado com uma facada. 

* Estádio Ildo Meneghetti, também conhecido como Estádio dos Eucaliptos, nome do antigo campo do Sport Club Internacional, da rua Silveiro, em Porto Alegre, RS. 

O estádio recebeu este nome devido aos eucaliptos que cercavam o estádio, trazidos de Viamão pelo ex-presidente do Internacional, Oscar Borba. As mudas foram coletadas na Chácara dos Eucaliptos, antigo campo do clube. 

O Estádio dos Eucaliptos foi palco para duas partidas da Copa do Mundo de 1950. 

Foi demolido em fevereiro de 2012 para dar lugar a um grande empreendimento imobiliário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário