terça-feira, 8 de março de 2022

7 dicas para escapar educadamente

 de um encontro ruim

Ir a um encontro com alguém novo pode ser um desafio. Quando a química acontece, é perfeito: você agradece por ter saído de casa. Mas e quando as ideias não batem, e você precisa encontrar uma maneira educada de dizer “adeus”? 

Prepare-se para o sucesso (ou a falta dele) 

“Tenho uma nota de dez dólares com a qual entro em todos os encontros. São os mesmos dez dólares, eu nunca uso. Eu só a tenho comigo se precisar de uma fuga rápida, e você deveria tê-la também”, aconselha a jornalista. Ela explica que o valor é suficiente para uma bebida, mas não duas. 

“Quando você perceber que a química não aconteceu, você deve começar a planejar sua saída durante o primeiro drinque e nunca, nunca ficar para um segundo, se tiver certeza de que não é compatível [com a outra pessoa].” 

Aceite seu destino 

Você já sabe que não gosta da situação, mas você concordou com ela, e a outra pessoa também. “Seria devastadoramente rude simplesmente sair”, pontua Lisa. Então, peça uma bebida, suba a bordo e trate o encontro como uma oportunidade de “aprender alguns fatos sobre um ser humano”, nas palavras da jornalista. 

Seja amigável, mas não flerte 

A tentação de flertar com a outra pessoa para amenizar a decepção que você vai infligir mais tarde pode fazer com que ela tenha uma ideia errada. Por isso, a dica de Lisa é fazer perguntas amigáveis, ​​como: “Você tem irmãos?” ou “Como você era na escola?”. Evite dar sinais confusos, como encostar casualmente os braços ou pernas, inclinar-se para perto ou trazer à tona assuntos sobre sexo. 

Prepare-se para uma separação tranquila 

Beba sua bebida no mesmo ritmo que a outra pessoa estiver bebendo. Dessa forma, você não dá pretexto para uma segunda rodada. À medida que a bebida dele(a) estiver chegando ao fim, peça licença e vá ao banheiro, carregando sua bolsa. Quando você voltar, mantenha-se de pé e diga: “Bom, isso foi muito legal, mas preciso ir agora.” 

“Idealmente, você é uma pessoa forte o suficiente para fazer isso sem inserir uma desculpa falsa, mas eu não sou, então muitas vezes emprego uma mentirinha inofensiva”, brinca a jornalista. Alguns exemplos são: 

• “Tenho algumas coisas do trabalho para terminar quando chegar em casa”; 

• “Eu sou fraca para beber. Se eu tomar mais de uma bebida, estarei de ressaca amanhã”; 

• “Tenho que dar remédio para o meu gato.” 

Mantenha-se firme 

Não desista agora. Você disse o que realmente quis dizer, então, mantenha sua bolsa no ombro e não se sente novamente. Dê um abraço amigável na outra pessoa, se quiser, e espere até que ela diga se vai pagar a conta. “Se ela não fizer isso, é quando eu dou a minha nota de dez dólares, suficiente para pagar apenas a minha parte”, conta Lisa. 

Saiam separadamente 

Essa é uma breve − mas importante − janela de tempo para sorrir, acenar e sair sem a outra pessoa. Se você demorar para dizer adeus, ele(a) terá tempo para receber a conta, pagar e te levar para fora. A partir daí, você pode passar pelo temido momento em que ele(a) interpreta mal todos os seus sinais e tenta te beijar. 

Mantenha-se fora de vista 

Imagine o quão desgastante seria passar por todos esses passos apenas para que a pessoa se ofereça para esperar com você pelo carro que você chamou por aplicativo. Por isso, entre no estabelecimento mais próximo e chame seu carro de lá, ou simplesmente dê a volta no quarteirão. 

Mas lembre-se: siga essas etapas com cuidado. Seja legal com a outra pessoa e não desperdice o tempo ou o dinheiro de alguém se você sabe que não “deu match”. Faça o que você concordou em fazer − simplesmente se encontrar −, e tente não ser muito dura consigo mesma por planejar uma saída graciosa. Boa sorte! 

(De Saúde da Mulher – revista ISTOÉ)

8 de março – Dia Internacional das Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário