quarta-feira, 22 de agosto de 2018

A interpretação errada de uma mensagem

Dario I, O Grande Rei dos persas


Uma das grandes dificuldades da linguagem simbólica é a possibilidade de diferentes “leitores” interpretarem de maneira errada. Foi o que aconteceu com Dario, o Grande Rei dos persas, que comandou um grande exército contra os citas, no norte do Mar Negro, por volta de 521 a.C. Quando os exércitos estavam quase se encontrando, um emissário inimigo levou uma mensagem para Dario. Ao invés de imagens esculpidas numa pedra, o comandante inimigo tinha enviado as coisas em espécies: um rato, uma rã, um pássaro e algumas flechas.

Dario reuniu seus comandantes e disse:

- Ganhamos! As flechas significam que o inimigo irá depor as armas. O rato e a rã significam que nos irá entregar suas terras e águas. E o pássaro indica que as tropas inimigas irão fugir diante de nossas legiões vitoriosas.

Naquela manhã, os citas atacaram e derrotaram os persas. Disse o general cita:

- Minha mensagem era clara. Dizia que, a menos que vocês se transformassem em pássaros e voassem, em ratos e se enfiassem na terra, em rãs e se escondessem nos pântanos, não conseguiriam escapar à morte por nossas flechas!

* * * * * * *

Dario I, cognominado o Grande, foi rei da Pérsia desde meados de 521 a.C. a 486 a.C. Subiu ao trono com um golpe de estado que afastou o usurpador Esmérdis. Todavia, o historiador grego Heródoto explica que a ascensão de Dario ao trono se deu por meio de uma espécie de sortilégio entre os líderes do golpe: antes do amanhecer, cavalgariam, todos juntos, pela planície, em direção ao nascente, e se o cavalo de algum deles se empinasse e relinchasse no instante em que o sol despontasse no horizonte, isto seria um sinal divino indicando quem deveria ser o imperador. Empinou-se, e relinchou, para o sol nascente, o cavalo de Dario.


Nenhum comentário:

Postar um comentário