domingo, 19 de agosto de 2018

Sê brasileiro

Harp Horta, jornalista e poeta


Se perguntarem, filho, onde
É a terra de teu amor.
Cheio de orgulho, responde:
- Sou brasileiro, senhor.

Não digas – Sou sergipano,
Não digas – Sou carioca,
Sou paulista ou sou mineiro,
Pois será mais soberano,
Dizendo: - Sou brasileiro!          

Mais que paulistas, mineiros,
Devemos fazer questão
De ser todos brasileiros
De nascença e coração.

Desfraldemos contra o engodo:
Separatismo o estandarte,
Pois é melhor ter-se o todo
Que, apenas, dele parte.

É justo amar-se o recanto
Que nos viu nascer e andar:
A pátria deve, no entanto,
Ter o primeiro lugar.

Ela não é o Amazonas,
Nem o Paraná, nem a Bahia,
Nem do Norte as quentes zonas,
Nem do Sul a zona fria.

Não é Goiás, Mato Grosso,
São Paulo ou Minas Gerais:
É o nosso Brasil, colosso
Legado dos nossos pais.

E enquanto de Sul a Norte
União for o Brasil,
Será nação grande e forte
Respeitada, varonil.

Pois não tem entre os Estados
Nem segundos nem primeiros:
São eles férteis legados!
De todos nós, brasileiros!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse poema é do livro: “Brasil, minha pátria”, ‒ literatura infantil e matérias escolares ‒ 3º livro, Theobaldo Miranda Santos, Rio de Janeiro, Agir: 1954.

      Francisco Eugênio Brant Horta (Juiz de Fora, MG 1876 – Rio de Janeiro, RJ 1959) ‒ Poeta, tradutor, trovador, teatrólogo, jornalista, professor, músico, membro fundador da Academia Mineira de Letras.

      Pseudônimos:

      1) Brant Horta
      2) Bisneto Fonce

      Obras:

      As duas Teles, Teatro 1934;
      Harpa Eólia, Poesia 1912;
      Lirae Carmen, Poesia 1905;
      Via Lucis, Poesia 1937;
      Minha primeira história do Brasil, 1950.

      Excluir
  2. Brant Horta é o autor desse belo poema, que aprendi em criança nos bancos escolares, quando na quarta série do ensino primário, e que permanece vivo em minha memória até hoje reativando, realimentando diariamente o meu amor pela Pátria!!!🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir
  3. Eu estudei neste Livro. Ele era azul e tinha capa dura. Eu amava aquele livro, como tantos outros, nós quais eu estudei. Que surpresa maravilhosa e emocionante. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Fico contente com a sua emoção, é bom reencontrar coisas que nos fizeram feliz,

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ! 😃☀️! Meu marido, recita sempre esse poema sempre. Principalmente agora nesse momento, tão triste que o Brasil 🇧🇷 está vivendo! … Choramos juntos 🥲🥲🥲🥲

    ResponderExcluir