quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Marketing Direto

Veja também a Cantada do Economista:


Marketing, mercadologia em bom português, é uma atividade em franco crescimento nos anos recentes, com táticas cada vez mais agressivas e envolventes para conquistar o consumidor, não apenas pelos meios tradicionais de comunicação como também agora por todos os canais da Internet e das telecomunicações (tele-marketing ou tele-mercadologia). Uma das ferramentas usadas é o gerenciamento de relações com o cliente (customer relationship management - CRM).

Para explicar de forma bem didática o que significam essas palavras, está circulando pela Internet brasileira esta mensagem, que o internauta paulistano Boris Saprudsky repassou em 28/8/2001 à lista de debates sobre negócios Widebiz:


1) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, caminha até ela e diz:

− “Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”

→ Este é o Marketing Direto

2) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, dá um toque numa amiguinha sua, que vai até o mulherão e diz:

− “Oi, meu amiguinho ali é demais na cama. Tá a fim?”

→ Isso é Publicidade

3) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, dá um jeito de conseguir o número do celular da criatura, liga e fala:

− “Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”

→ Isso é o Telemarketing

4) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão. Você a reconhece! Vai até ela, refresca sua memória, conta umas mentirinhas pra ela rir e aí tasca na direta:

− “Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”.

→ Este é o CRM.

5) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão. Você baixa a cintura da calça, bota um boné com a aba pra trás e vai até ela cantando e dançando a Dança da Motinha. Dá um sorriso de Tarcísio Meira, faz cara de Paulo Zulu, começa a conversa mole, elogiando a criatura, a mãe dela, o pé dela, diz que sonhou a vida toda com ela, pergunta, cavalheiristicamente, se pode sentar-se ao lado dela e solta:

− “Oi. Eu sou ótimo de cama, tá a fim?”.

→ Esta é a Estratégia Agressiva de Vendas.

6) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, e, imagine, ela vem até você e diz:

− “Oi, gatão! Ouvi dizer que você é ótimo de cama. Tá a fim?”

→ Este sim é o Poder da Marca.

Boris Saprudsky
Diretor de Marketing - Webcorp do Brasil S/A

O debate continuou na lista...

7) Você vai a uma festa e não sabe quem é atraente ou não, pois não se preocupa em pesquisar a qualidade das mulheres presentes. Você sobe na mesa, e grita bem alto: “Olá todos, sou bom de cama! O que vocês acham?”

→ Isso é SPAM. (e falta de educação também).

8) E se, na “hora da verdade”, falhar...

→ Isso é propaganda enganosa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário