Veja também a Cantada do Economista:
Marketing, mercadologia em bom
português, é uma atividade em franco crescimento nos anos recentes, com táticas
cada vez mais agressivas e envolventes para conquistar o consumidor, não apenas
pelos meios tradicionais de comunicação como também agora por todos os canais
da Internet e das telecomunicações (tele-marketing ou tele-mercadologia). Uma
das ferramentas usadas é o gerenciamento de relações com o cliente (customer
relationship management - CRM).
Para explicar de forma bem didática o
que significam essas palavras, está circulando pela Internet brasileira esta
mensagem, que o internauta paulistano Boris Saprudsky repassou em 28/8/2001 à
lista de debates sobre negócios Widebiz:
1) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do
salão, caminha até ela e diz:
− “Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”
→ Este é o Marketing Direto
2) Você vai numa festa, vê um
mulherão do outro lado do salão, dá um toque numa amiguinha sua, que vai até o
mulherão e diz:
− “Oi, meu amiguinho ali é demais na cama. Tá a fim?”
→ Isso é Publicidade
3) Você vai numa festa, vê um
mulherão do outro lado do salão, dá um jeito de conseguir o número do celular
da criatura, liga e fala:
− “Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”
→ Isso é o Telemarketing
4) Você vai numa festa, vê um
mulherão do outro lado do salão. Você a reconhece! Vai até ela, refresca sua
memória, conta umas mentirinhas pra ela rir e aí tasca na direta:
− “Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”.
→ Este é o CRM.
5) Você vai numa festa, vê um
mulherão do outro lado do salão. Você baixa a cintura da calça, bota um boné
com a aba pra trás e vai até ela cantando e dançando a Dança da Motinha. Dá um
sorriso de Tarcísio Meira, faz cara de Paulo Zulu, começa a conversa mole,
elogiando a criatura, a mãe dela, o pé dela, diz que sonhou a vida toda com
ela, pergunta, cavalheiristicamente, se pode sentar-se ao lado dela e solta:
− “Oi. Eu sou ótimo de cama, tá a fim?”.
→ Esta é a Estratégia Agressiva de Vendas.
6) Você vai numa festa, vê um
mulherão do outro lado do salão, e, imagine, ela vem até você e diz:
− “Oi, gatão! Ouvi dizer que você é ótimo de cama. Tá a fim?”
→ Este sim é o Poder da Marca.
Boris Saprudsky
Diretor de Marketing - Webcorp do Brasil S/A
O debate continuou na lista...
7) Você vai a uma festa e não
sabe quem é atraente ou não, pois não se preocupa em pesquisar a qualidade das
mulheres presentes. Você sobe na mesa, e grita bem alto: “Olá todos, sou bom de
cama! O que vocês acham?”
→ Isso é SPAM. (e falta de educação também).
8) E se, na “hora da verdade”, falhar...
→ Isso é propaganda enganosa...
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