terça-feira, 21 de agosto de 2018

Perdeu o emprego. E agora?



No princípio é como se o caos tenha se instalado. Mas, depois de você “gerenciar” a raiva, passe uma régua no assunto e... viva vida nova. Pode ser o começo de uma experiência mais rica e (por que não?) mais bem remunerada.

01. Esqueça a empresa onde você trabalhou. Vida nova, bola pra frente, nada de falar mal do patrão e de seus colegas. Afinal, até ontem eles eram seus amigos e não há por que ser diferente agora.

02. Conte a todo mundo, seus conhecidos, amigos e familiares, que está procurando emprego. O network, nossa rede de relacionamentos, é vital nessa hora. As vagas mais legais nem sempre são publicadas, por isso peça que seus amigos fiquem de olho em oportunidades interessantes para você.

03. Atualize seu currículo. Nada de cindo páginas, no máximo duas. Seja objetivo. Não se esqueça de colocar suas habilidades como fruto de seu trabalho. Apresente dados que possam ser medidos. Por exemplo: atingiu sua cota durante X meses no ano, abriu X novas contas no período de seis meses, o percentual de faturamento da sua divisão cresceu X% em relação ao ano anterior, ajudou a resgatar X contas que estavam no concorrente, enfim, entrevistadores gostam de avaliar o impacto que seu trabalho teve no sucesso da empresa. Isso conta pontos.

04. Recicle-se. Enquanto tem um tempo livre vá estudar. Leia bastante, vá atrás daquele curso que queria fazer e para o qual não tinha tempo. Estude inglês, aprenda alguma coisa nova.

05. Aproveite seu “tempo livre” e faça uma revisão geral na máquina. Não falo do seu carro, falo de você. Faça um check-up completo, vá ao dentista, faça seus exames de rotina.

06. Cuidado com a aparência. A pior coisa que pode acontecer é descuidarmos de nossa imagem. Não negligencie do visual, pois ele reflete a forma como estamos nos sentindo.

07. Olha o nível... do dinheiro. Não saia gastando. Você não sabe por quanto tempo vai depender de sua indenização. Feche a carteira agora para não passar dificuldades depois. Nada de viajar ou trocar o carro. Por mais que pareça uma coisa natural – afinal, você precisa descansar –, viajar implica custos que você não pode assumir agora.

08. Aquele hobby que você exercia nas horas vagas pode render um dinheirinho ou se converter na sua nova profissão. Vale tudo, fotografia, bolos, salgadinhos, pintura, aulas particulares. Só não esqueça de, quando for ajudar alguém, cobrar – nem que seja um valor simbólico –, porque é preciso deixar claro para todos que suas prioridades e necessidades mudaram. Às vezes as pessoas demoram a perceber que estamos desempregados, por isso não fique constrangido, fale a verdade. Diga que no momento você está sem emprego e, portanto, toda a sua atividade precisará ser remunerada. De uma forma ou de outra.

09. Ao ser chamado para uma entrevista, procure saber como é a empresa. A maioria delas tem um site na internet. Faça uma pesquisa. Conheça a história da empresa, sua missão, seus valores, enfim, procure saber qual é o “tom” da empresa. Dá para se ter uma ideia pelo site. Informal? Conservadora?

10. Para a entrevista, ponha uma roupa elegante, o que não significa luxuosa, com cores discretas. Nada de perfumes marcantes. Nesse quesito, quanto menos, melhor.

Por último, mas não menos importante, mantenha o alto-astral, atitude positiva. Não se deixe abater. Demissão acontece com todo mundo. É uma fase difícil, mas é como dizem: não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe.

(Por Gladys Costa: gladis.costa@uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário