domingo, 19 de agosto de 2018

O velho do saco



Conta a lenda que todo menino (ou menina) peralta devia se preocupar com um senhor de idade já bem avançada que andava por aí com um enorme saco nas costas, era o chamado, velho do saco, a lenda não lhe dá nome e nem é bem clara em suas características, só dizia ser um velho de roupas rasgadas, dentes pretos e ralos, dizia também ser corcunda.

Contavam que o velho do saco pegava meninos malcriados e que faziam travessuras, meninos que desrespeitavam os pais e bagunçavam nas escolas, colocava dentro do saco e levava para a casa dele.

Também não diziam o que acontecia com os meninos capturados pelo velho e nem citavam como exemplo algum dos que tinha sido vítima do saco.

Contanto, com essa história muitos meninos passavam a se comportar em suas casas, escolas, e com respeito diante dos mais velhos.

Era o efeito velho do saco.

Não se sabe exatamente quando surgiu a lenda, mas há uma estimativa de que se deu com a chegada dos Sintos no Brasil, que é o povo cigano, no fim do século XIX. Eles eram chamados de ladrões e sequestradores, foi a partir daí que diziam que o velho do saco era um cigano.

Mais uma história do mundo imaginário para os pais educarem os filhos, o homem do saco não passa de uma lenda.

(Autor Desconhecido)


A origem do velho do saco

É muito comum em países latino-americanos que as crianças que se comportam mal ou não querem ir dormir terem medo de serem levadas pelo bicho-papão ou o velho saco. Mas poucos sabem que essa lenda tem uma origem em uma história horrível...

No início do século passado, na Espanha, um homem conhecido como “O Mouro”, estava gravemente doente com tuberculose, ele decidiu ir até Francisco Leone, um curandeiro como um último recurso. O curandeiro disse que sua única esperança era beber o sangue de uma criança a partir de um furo no peito.

Então ambos foram em busca de uma criança. No dia 28 de junho de 1910 sequestraram um menino chamado Bernard, de sete anos, e o colocam em um saco e, em seguida, o levam até um moinho abandonado onde ele atordoado para fazer um corte na axila por onde o enfermo pode beber-lhe o sangue que saia da ferida...

Não contente com isso, Leone bateu na cabeça do menino até matá-lo, então eles levaram seus intestinos e vísceras para criar o macabro remédio para curar a doença de pele do Mouro.

Pouco depois Leone é preso e morre na prisão, mas diz a lenda que cada 28 de junho a sua sombra volta para assombrar as ruas com um saco e uma faca pronto para pegar crianças para continuar com tais seus tais “remédios”...

(Do Blog Annora − O horror esta em cada um de nós)


Nenhum comentário:

Postar um comentário