quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A origem do Parque Internacional

Sant'Ana do Livramento – RS − Brasil e Rivera – Uruguai.


A 5º Conferência realizada em janeiro de 1923, ocorrida para dirimir dúvidas quanto aos limites do largo existente entre Sant'Ana do Livramento e Rivera, foi alvitrada a construção de um Parque entre ambos os países, esse fato foi o primeiro indício que no antigo campo do Areal seria construído o Parque Internacional, sendo assim considerado como a verdadeira origem documental de que ambos os países celebraram um acordo internacional para a obra.

A ata foi assinada pelo Marechal Gabriel Botafogo, representante do Brasil e pelo Ministro Virgílio Sampogiano como representante do Uruguai.

Depois de muitos contratempos, em março de 1942 foi decidida a construção e em 26 de fevereiro de 1943 foi realizada a esperada inauguração.


(Fonte: Cadernos de Sant'Ana – Ivo Caggiani*)


Praça Internacional em foto atual


Ivo Caggiani nasceu em Sant'Ana do Livramento a 27 de maio de 1932, sendo filho de Segundo Nicolás Caggiani e de Maria Ester Leites Caggiani. Estudou as primeiras letras com as professoras Yvone e Maria Arguimbau. O curso primário e o ginasial fez no Colégio Santanense dos Irmãos Maristas, Estudou nos Colégios Cruzeiro do Sul, da Igreja Episcopal do Brasil, e Nossa Senhora do Rosário, dos Irmãos Maristas, em Porto Alegre. Concluiu o curso de Contabilidade na Escola Técnica do Comércio Santanense.

Iniciou sua vida na imprensa muito cedo, no jornal “O Republicano” onde, a partir de 1944, foi jornaleiro, entregador de jornais, revisor, repórter e redator. Trabalhou ainda nos jornais “Diário do Sul”, “A plateia’ e “Correio do Povo”, sendo correspondente deste último por vários anos.

Em 1954 lançou, em nova fase, o jornal “Folha Popular”, do qual se afastou em fins de 1982, após vinte e oito anos de atividade ininterruptas.

Fundou o Museu Municipal David Canabarro, em 1952, do qual foi diretor por duas vezes. Em 1972 fundou o Museu Folha Popular, também foi diretor do mesmo.

Publicou os seguintes trabalhos: História Geral (programa para a primeira série ginasial; Subsídios para a história de Sant'Ana; Município de Sant'Ana do Livramento; Vultos de Sant'Ana (2 volumes); Camilo Alves Gisler, Vitélio Gazapina , um benemérito de Sant'Ana ; João Souto Duarte, um grande administrador; Acampamento da Imperial Carolina;Santa Casa de Misericórdia; Editoriais da Folha Popular; Albino Costa e a criação da Alfândega; bem como a revista “Aspectos de Sant'Ana”; Publicou a série “Sant'Ana do Livramento − 150 anos de história”.

Nos últimos anos de sua vida dedicou-se ao resgate da memória santanense, reunindo documentos e objetos no Museu da Folha Popular.

Escreveu diversos números dos chamados Cadernos de Sant'Ana, além de 26 livros dentre eles: Vultos de Santana (2 volumes); Santana do Livramento – 150 Anos de História (3 volumes) e O Poder Legislativo em Santana do Livramento.

Foi biógrafo de diversos personagens históricos, destacando-se Carlos Cavaco; Vitélio Gazapina – Um Benemérito de Santana; João Francisco – A Hiena do Cati; David Canabarro, de Tenente a General; Flores da Cunha – Livro biográfico, e Rafael Cabeda – Símbolo de Federalismo.

Ivo Caggiani faleceu no dia 19 de abril de 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário