terça-feira, 23 de novembro de 2021

Para eu ou para mim?

 

Para eu ou para mim? O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. 

Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração. Já os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele (a), nós, vós, eles (as)) fazem papel de objeto e surgem após uma preposição: para mim, de mim, por mim, e assim por diante. 

Veja um exemplo:

a) Ela trouxe o presente para eu desembrulhar.
b) Ela trouxe o presente para mim.

Observe que na primeira oração temos duas orações: Ela trouxe o presente/para/ eu desembrulhar. “Eu” aqui é sujeito do verbo “desembrulhar”. 

Já na segunda oração, “mim” é complemento e, portanto, objeto indireto (uma vez que vem depois da preposição).

Na dúvida sempre faça uma pergunta ao verbo: se a resposta tiver um sujeito, então é pronome do caso reto, caso contrário, será objeto. Observe:

a) Ela trouxe o presente: quem trouxe? Ela.

b) Para eu desembrulhar: quem desembrulha? Eu.

A lógica é simples: geralmente, quando há dois verbos, também haverá dois sujeitos.

Outros exemplos: 

a) Se for para eu ficar, então ficarei! (ficar > sujeito eu; ficarei > sujeito eu)

b) Ele disse para eu ficar. (disse > sujeito ele; ficar > sujeito eu)

c) Ele não disse nada para mim. (disse > sujeito ele; objeto indireto > para mim)

d) Para mim, ele está fazendo de conta que não sabe de nada. (fazendo > sujeito ele; sabe > sujeito ele; para mim > objeto indireto) 

Atenção: Verifique se há preposição + pronome + verbo porque, nesse caso, o pronome em questão será do caso reto. Se houver preposição + pronome, sem o verbo, então, já sabe, caso oblíquo! 

Entre eu e você ou entre mim e você? 

A forma correta é entre mim e você. → Entre eu e você está errado. 

Após a preposição entre não pode ser utilizado o pronome pessoal reto eu, porque os pronomes pessoais retos assumem a função de sujeito. O uso de você está correto porque é um pronome pessoal de tratamento, bem como o senhor e a senhora. 

É comum surgirem equívocos no uso dos pronomes pessoais, principalmente os do caso oblíquo. Contudo, uma dica importante fará com que não haja mais dúvidas a respeito desse assunto: 

De acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais. 

Veja: 

1. Isso fica entre eu e ela. (Errado)

1. Isso fica entre mim e ela. (Certo) ou
2. Isso fica entre mim e ti.
 

Formas corretas: 

entre mim e você;

entre mim e vocês;

entre mim e a senhora;

entre mim e o senhor;

entre mim e ti;

entre mim e ele;

entre mim e elas. 

Formas erradas:

entre eu e você;

entre eu e vocês;

entre eu e a senhora;

entre eu e o senhor;

entre eu e tu;

entre eu e ele;

entre eu e elas. 

Exemplos com entre mim e você: 

Nunca mais haverá confiança entre mim e você.

Nosso filho pode se sentar entre mim e você.

Esta decisão deverá ser tomada entre mim e você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário