sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Caloi e Monark:

 rivalidade e bicicletas inesquecíveis 

Leandro Staudt 

Empresas nasceram em São Paulo importando produtos da Europa 

A bicicleta está entre os brinquedos mais pedidos ao Papai Noel até hoje. Eu ganhei a minha primeira no Natal de 1984. Uma BMX Pantera, da Monark, com pneus amarelos. Como esquecer dessa bike? Na década de 1980, duas marcas eram muito fortes no mercado nacional: Monark e Caloi. Imagino que foram as primeiras bicicletas de muitos de vocês daquela década ou em outras. As histórias das duas empresas se misturam com a trajetória da indústria nacional no setor.

A Caloi tem um das mais famosas propagandas da publicidade brasileira. Em 1978, lançou a primeira campanha “Não esqueça da minha Caloi”, com o personagem Zigbim. Ele incentivava a criançada a lembrar os pais sobre o presente. A mensagem já era usada nos comerciais em anos anteriores. Não esquecemos até hoje do recado. 

A história da empresa começou em 1898 com o italiano Luigi Caloi, que importava bicicletas da Europa para vender em São Paulo. Por causa da dificuldade de comprar as peças durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, abriu no bairro paulistano do Brooklin a primeira fábrica de bicicletas do Brasil. Em 1972, nasceu a Caloi 10, que marcou uma geração. A empresa lançou, seis anos depois, a Ceci, especialmente para as mulheres. A Cecizinha veio para conquistar as meninas. Outra clássica foi a Barra Forte, concorrendo com a Barra Circular, da Monark. Os anos 1980 tiveram a Caloi Cross e a Caloi Mointain Bike. A indústria, que já tinha fábrica em Manaus, abriu subsidiária nos Estados Unidos na década de 1990. Em 2013, a Caloi passou a fazer parte da canadense Dorel Sports, que assumiu 100% da gestão quatro anos depois.

A Monark também nasceu em São Paulo. Em 1948, a empresa foi fundada no bairro da Bela Vista. Inicialmente, apenas importava e montava as bikes. A fábrica atualmente fica em Indaiatuba, no interior paulista. A Monark foi responsável pela produção da inesquecível Monareta, que ganhou diferentes versões. Outro modelo muito importante é a Barra Circular, uma bicicleta muito resistente. Eu, é claro, tenho um carinho especial pela BMX Pantera. 

Até os anos 1990, Caloi e Monark foram grandes rivais do mercado nacional. O mercado ganhou outros concorrentes e atualmente o consumidor tem mais opções. 

(Do Blog GZH, dezembro de 2021)


Nenhum comentário:

Postar um comentário