terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Verbo Adequar

 O verbo que derruba muita gente!

O verbo adequar apresenta dupla prosódia nas suas formas rizotônicas, sendo possível a sua escrita com e sem acentuação gráfica. Com acentuação gráfica, forma mais usada no Brasil, o acento tônico ocorre no é, marcado com acento agudo. 

Adequar significa tornar(-se) ajustado, adaptado a; amoldar(-se). tornar(-se) conveniente ou oportuno a. “Ele adequava suas roupas ao gosto da moda.” = acostumar, ajustar, amoldar, moldar.

Modo Indicativo 

Presente

Pretérito imperfeito

Pretérito perfeito

 Eu adéquo

Tu adéquas

Ele adéqua

Nós adequamos

Vós adequais

Eles adéquam

Eu adequava

Tu adequavas

Ele adequava

Nós adequávamos

Vós adequáveis

Eles adequavam 

 Eu Adequei

Tu adequaste

Ele Adequou

Nós adequamos

Vós adequastes

Eles adequaram

Pretérito mais-que-perfeito

Eu adequara

Tu adequaras

Ele adequara

Nós adequáramos

Vós adequáreis

Eles adequaram

Futuro do presente 

Eu adequarei

Tu adequarás

Ele adequará

Nós adequaremos

Vós adequareis

Eles adequarão

Futuro do pretérito 

Eu adequaria

Tu adequarias

Ele adequaria

Nós adequaríamos

Vós adequaríeis

Eles adequariam

                                            Modo Subjuntivo 

Presente

(Que)

Eu adéque

Tu adéques

Ele adéque

Nós adequemos

Vós adequeis

Eles adéquem 

Pretérito imperfeito

 (Se)

Eu adequasse

Tu adequasses

Ele adequasse

Nós adequássemos

Vós adequásseis

Eles adequassem

Futuro

(Quando)

Eu adequar

Tu adequares

Ele adequar

Nós adequarmos

Vós adequardes

Eles adequarem

Modo Imperativo 

Imperativo afirmativo 

Adéqua tu

Adéque ele

Adequemos nós

Adequai vós

Adéquem eles

Imperativo negativo 

Não adéques tu

Não adéque ele

Não adequemos nós

Não adequeis vós

Não adéquem eles

                                                  Infinitivo 

Infinito Pessoal 

Adequar eu

Adequares tu

Adequar ele

Adequarmos nós

Adequardes vós

Adequarem eles

Infinito impessoal 

Adequar

 Formas nominais 

Gerúndio 

Adequando

Particípio passado 

Adequado

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário