domingo, 5 de dezembro de 2021

Rib's

 

Era o bum das rádios jovens – a Continental tocava Bee Gees, Elton John e James Taylor –, as discotecas fervilhavam e o Cine Baltimore exibia Superman. Na Galeria Malcon, a King's Discos fazia sucesso. E as lojas Saco&Cuecão eram referência em estilo para a marmanjada de cabelo comprido. 

Foi nessa onda pop, na segunda metade dos anos 1970, quando a cultura americana se intrometia por aqui, que dois irmãos entenderam não só o que os jovens queriam comer – mas especialmente como queriam comer. Newton e Norberto Birmann eram os donos do Rib's, uma das lanchonetes mais badaladas da Capital. 

– Tinha um hambúrguer que se chamava Dos Deuses. Ele tinha dois andares, cara, aquilo não existia. Tu, com uma camiseta da Gang, uma calça Topeka flare, comendo um sanduíche de dois andares, tu te sentias parte de um novo mundo – conta o cineasta José Pedro Goulart, hoje aos 59 anos. 

Fundado em 1974, depois que o pai dos Birmann vendeu a rede de farmácias Drogabir, o Rib's não era só um fast food: era um vibrante ponto de encontro, na esquina da 24 de Outubro com a Praça Júlio de Castilhos, que conferia um clima moderno a uma Porto Alegre ainda provinciana. No fim da tarde, rapazotes ficavam dando voltas na quadra, com seus Chevettes, Doginhos e Corcéis 2, para espiar as garotas que iam tomar milk-shake na saída do Bom Conselho. 

– A maionese com curry, que o pessoal chamava de molho verde, ninguém nunca tinha visto – relembra Newton, para depois citar a aclamada mostarda do Rib's, vendida em 2005 para uma indústria de alimentos: – Quando a gente fabricava, modéstia à parte, era melhor do que essa do supermercado. 

O estabelecimento foi um dos principais pontos de encontro da Capital até ser fechado, em 2002. 

Fonte: GZH Assinantes – PG/ Lisette Guerra / Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário