sábado, 16 de junho de 2018

Vitamina que vem do céu



Dados indicam que 80% da população mundial tem deficiência de vitamina D, importante hormônio produzido a partir de certos nutrientes e, principalmente (90%), pela exposição leve à radiação UVB. Essencial para o organismo, especialmente para as mulheres, a substância alivia os sintomas da TPM e previne a síndrome do ovário policístico, além de ser importante no tratamento da osteoporose, pois favorece a absorção do cálcio. As funções metabólicas, neurológicas, musculares e cardíacas são privilegiadas com a presença da vitamina D, que também previne hipertensão arterial, câncer de mama, cólon e próstata, artrite reumatóide e lúpus. De acordo com a dermatologista Taciana Dal′Forno Dini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul (SBD-RS), a substância desempenha papel importante na imunidade e resistência à insulina.

Sua síntese depende de doses muito baixas de UVB em pequenas áreas do corpo. “A radiação consegue atingir a pele através do vestuário leve e também do couro cabeludo, áreas que não são cobertas pelo filtro solar”, declara a médica. E eis aí um impasse: com o filtro as pessoas se protegem, mas, ao mesmo tempo, prejudicam a síntese da substância. Pesquisas informam que, na prática, as coisas não são bem assim, e que, ainda usando proteção, a pele consegue absorver a vitamina. Se, por exemplo, você utilizar FPS15, cerca de 93% dos raios UVB são bloqueados, enquanto que os outros 7% são absorvidos e garantem, assim, os níveis de vitamina D ideais.

Portanto, o protetor solar não é o culpado pela carência da substancia na população, e, conforme Taciana, deve ser usado regularmente. “Fatores como alimentação deficiente em comidas de origem animal, e ambientes de lazer e de trabalho mais abrigados do sol, devem ser considerados”, afirma. Segundo a vice-presidente da SBD-RS, elementos específicos de cada pessoa, como espessura da pele exposta, má absorção do intestino, medicamentos de uso regular, obesidade e sedentarismo também podem interferir na absorção da vitamina.

“A fotoproteção constante, com exposição solar em horários que não sejam de pico (10h-16h), não comprometem a síntese da vitamina D”, argumenta a vice-presidente da SBD-RS.

(Coluna VivaBem, do Correio do Povo, junho de 2018)



Um comentário:

  1. É maravilhoso abrir a janela e deixar entrar o seu brilho e calor deixando o dia mais iluminado!
    O astro Rei 😄 nos dá de graça a importante vitamina D.

    ResponderExcluir