segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Como fazer um discurso de formatura inesquecível

Por Eliuse Silva


A solenidade de formatura é um momento em que formandos, família, cônjuges, amigos, professores e a universidade em si celebram a conquista de um título acadêmico, seja de bacharel(a) ou de licenciado(a).

A formatura é o símbolo de uma trajetória muitas vezes árdua, por causa das muitas dificuldades vividas no mundo acadêmico. Mas, também, simboliza muitas alegrias pelos novos conhecimentos construídos e pelas relações de amizade estabelecidas.

Ser escolhido para discursar nessa cerimônia é uma grande honra e uma grande responsabilidade, tanto para o orador da turma quanto para o (a) paraninfo (a), que deverão proferir uma mensagem forte, marcante.

Cabe ao orador da turma elaborar um discurso à altura da grandiosidade da cerimônia, assim como cabe ao (à) paraninfo (a) a grande tarefa de atuar como conselheiro dos seus afilhados, de fazer-lhes recomendações perante a sociedade.

Diante dessa imensa responsabilidade, estar sob os olhares de todos os presentes na formatura de fato não é nada confortável. Então, você tem que ter uma fala IM-PE-CÁ-VEL!

Para lhe ajudar nessa tarefa, trouxe para você seis passos para construir seu discurso perfeito e mais algumas dicas de ouro com base nos princípios da oratória.

1º passo: → Inicie cumprimentando a todos de forma bastante cortês, de maneira sincera e respeitosa:

Exemplo: Magnífica reitora, demais autoridades aqui presentes, senhores professores, senhores pais, cônjuges, filhos e demais convidados que prestigiam esta bela cerimônia. E, em especial, meus afilhados (ou meus nobres colegas e amigos)… Meu cordial boa-noite a todos! [diga esta parte com ênfase]

2º passo: → Faça um breve comentário que estabeleça conexão com o público, algo que você tenha em comum com seus ouvintes; procure expressar a gratidão de ter sido escolhido para essa honrosa tarefa.

Exemplo: Eu me sinto honrado (a) em trabalhar (ou estudar) nesta universidade, que é uma das melhores do estado, e que vem se tornando também uma referência em nível nacional. Também me sinto honrado (a) em ter sido escolhido(a) para esta tarefa…

3º passo: → Esclareça sobre o que quer tratar; ofereça algo; diga o tema de sua fala e tenha cuidado para não perder o foco ao longo de seu discurso.

Exemplo: Neste discurso, eu quero tratar de questões de sentimento, de percepção de mundo, questões essas que nem sempre têm espaço no mundo acadêmico.

4º passo: → Inicie o conteúdo de sua mensagem com uma frase impactante, atraente, inesperada. Depois, se necessário, suavize o impacto:

Exemplo (para curso de licenciatura): Abro a reflexão com a seguinte assertiva: O professor não tem valor nos dias de hoje!

Esse é um discurso comum nos meios de comunicação e nas redes sociais. Lemos continuamente que os valores hoje estão invertidos… Pois afirmo categoricamente: o professor tem, SIM, muito valor nos dias de hoje, como bem declarou…

5º passo: → Desenvolva sua fala, fazendo algumas citações (de teóricos, grandes cientistas, filósofos, referências sociais, poetas, músicos etc.), mas cuidado para não sobrecarregar o discurso com falas de outros; cuidado também para não falar de vários temas, lembre-se de manter o foco.

6º passo: → Tal como na Abertura, faça um Encerramento positivo e forte! Pode ser uma citação envolvente. Mas a força dessa frase final dependerá de como você abordou o seu tema.

Prepare um discurso curto, de oito a dez minutos, para não se tornar cansativo. Tente dizer tudo que pretende, com o mínimo de palavras. Isso equivale a mais ou menos de duas a três laudas, em fonte arial 12 (ou Times New Roman). Mas prefira um tamanho maior de letra (14) para na hora você ler de forma confortável, sem dificuldade.

Após preparar seu discurso, treine várias vezes em voz alta, trabalhando muito a entonação, as pausas, as ênfases, porque é a sua voz que prenderá a atenção do público. Sua leitura deve ser impecável, como se você estivesse falando sem ler!

Ah! Lembre-se: mantenha o semblante leve e alegre, fale com entusiasmo para que as pessoas tenham vontade de te ouvir. Ao longo da fala, dê leves toques de humor, faça algum comentário mais divertido para quebrar um pouco da formalidade do momento.

Fuja do academicismo… não esqueça que sua plateia é mista, formada de familiares e amigos, que nem sempre são universitários.

Siga todas essas dicas e faça um discurso para ser lembrado por todos!
  
(Do blog Eusemfronteiras)



Nenhum comentário:

Postar um comentário