sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O primeiro automóvel de Porto Alegre



Em 1906, os moradores da pequena Porto Alegre assistiram pela primeira vez desfilar pelas ruas do centro uma “macchina” veloz − um automóvel movido a motor, importado da França pelos irmãos Grecco, proprietários do cinema Apollo. O modelo era um “De Dion Bouton”, fabricado na França.

“Porto Alegre já tem um automóvel”

Com este título o “Correio do Povo” publicava, em abril de 1906, a chegada do primeiro “auto” nesta capital. O industrial e proprietário do Cine Apolo, Januário Grecco havia adquirido, através da Argentina, um automóvel da marca “de Dion Bouton”, de construção francesa, por cinco contos. O automóvel era de 8-10 hp, com iluminação a querosene e movido a álcool.

Os problemas começaram quando o mesmo foi desembarcado e levado para a alfândega onde ficou parado, pois em Porto Alegre não havia ninguém que soubesse ligá-lo e muito menos pilotá-lo. A solução foi encontrada na Casa de Correção onde estava preso o italiano Marini Constanti e que conhecia o funcionamento de automóveis. Como o preso não podia sair da Casa de Correção, a solução foi empurrar o carro até lá, onde Constanti deu explicações e instruções para seu proprietário.

Em 25/02/1907 o automóvel foi usado pelo então Presidente da Província Borges de Medeiros para inaugurar o Caminho Novo, hoje Voluntários da Pátria. O carro foi isento de impostos, pelo prefeito José Montaury, por ser o primeiro da cidade. Nos dias seguintes, o carro foi utilizado pelo Presidente e o Prefeito em excursões para Viamão e depois Gravataí, para fins políticos. A capital tinha 70 mil habitantes e nessa época o Código de Veículos de 1893 não previa o transporte motorizado.

Em 1913, já com 188 automóveis registrados, a lei foi regulamentada: tornou-se obrigatório o uso de lanternas à noite e de buzina a cada esquina. A velocidade máxima era de 6 km/h no centro, 10 km/h nos bairros afastados e 15 km/fora da cidade.


Flagrante das primeiras andanças

(Os irmãos Greco no banco de trás e o presidiário dirigindo o carro)

Em 1906, Porto Alegre começa a receber seus primeiros automóveis.

Um dos fatores mais interessantes sobre esse primeiro veículo é que o único homem que sabia dirigir na cidade estava preso na casa de correção.

Através de um pedido oficial, os Grecco se responsabilizaram e conseguiram a liberação do detento.

Ele levou-os para circular pelo centro da capital, onde posaram para fotos.

Logo depois o preso voltou para a cadeia. Porém, já havia entrado para a História de Porto Alegre e seus automóveis.


Hoje o carro é peça de museu

2 comentários:

  1. Saberia dizer em que museu está exposto o Dion Buton?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente no Museu Júlio de Castilhos, na rua Duque de Caxias, em Porto Alegre, RS. Há também carros antigos no museu da Ulbra, em Canoas...

      Excluir