quinta-feira, 11 de março de 2021

Na subida do morro*

 

Geraldo Pereira 

(Cantando) 

Na subida do morro me contaram
que você bateu na minha nega,
isso não é direito
bater numa mulher que não é sua,
deixou a nega quase nua.
No meio da rua
a nega quase que virou presunto,
eu não gostei daquele assunto.
Hoje venho resolvido
vou lhe mandar para a cidade de pé junto,
vou lhe tornar em um defunto.
 

Você mesmo sabe
que eu já fui um malandro malvado,
somente estou regenerado.
Cheio de malícia,
dei trabalho à polícia
pra cachorro,
dei até no dono do morro.
Mas nunca abusei
de uma mulher que fosse de um amigo,
agora me zanguei consigo.
Hoje venho animado
a lhe deixar todo cortado,
vou dar-lhe um castigo.
Meto-lhe o aço no abdômen
e tiro fora o seu umbigo.
 

(Falando) 

Aí meti-lhe o aço, quando ele vinha caindo disse:

− Morengueira, você me feriu!

Eu, então, disse-lhe:

− É claro, você me desrespeitou, mexeu com a minha nega. Você sabe que em casa de vagabundo, malandro não pede emprego. Como é que você vem com xavecada, está armado? Eu quero é ver gordura que a banha está cara!

Aí meti a mão lá na duana, na peixeira, é porque eu sou de Pernambuco, cidade pequena, porém decente, peguei o Vargolino pelo abdome, desci pelo duodeno, vesícula biliar e fiz-lhe uma tubagem; ele caiu, bum!, todo ensanguentado.

E as senhoras, como sempre, nervosas:

− Meu Deus! Esse homem morre, Moço! Coitado, olha aí, está se esvaindo em sangue!

− Ora, minha senhora, dê-lhe óleo acanforado, penicilina, estreptomicina crebiosa, engrazida e até vacina Salk.

Mas o homem já estava frio. Agora, o malandro que é malandro não denuncia o outro, espera para tirar a forra.

Então diz o malandro: 

(Cantando) 

Vocês não se afobem
que o homem dessa vez não vai morrer.
Se ele voltar dou pra valer.
Vocês botem terra nesse sangue,
não é guerra, é brincadeira,
vou desguiando na carreira.
A justa já vem
e vocês digam que estou me aprontando,
enquanto eu vou me desguiando.
Vocês vão ao distrito,
ao delegado, se desculpando,
foi um malandro apaixonado
que acabou se suicidando.
 

P.S. Essa música está na internet em gravações de Moreira da Silva. 

* Na subida do morro, lançado originalmente em 78 rotações, em 1952, música comprada de Geraldo Pereira, de coautoria de Moreira da Silva com Ribeiro Cunha, que fabricava seus chapéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário