sexta-feira, 5 de março de 2021

Em voo

 

Após cada voo, pilotos preenchem um formulário, comunicando aos mecânicos em terra qualquer problema que o avião tenha tido durante o voo. Os mecânicos o leem e corrigem o problema, e, na metade inferior do formulário, descrevem por escrito a solução foi adotada. O piloto revê o relatório antes do voo seguinte. 

Aqui estão alguns problemas reais de manutenção submetidos pelos pilotos da Qantas (Empresa Aérea Australiana) e as soluções registradas pelos engenheiros. 

Legenda: 

P = problema acusado pelo piloto e S = solução adotada pelo engenheiro em terra.

 

P: Pneu esquerdo principal interno quase precisando de substituição.

S: Pneu esquerdo principal interno quase substituído. 

P: Teste de voo OK, exceto pelo piloto automático, que pousa mal o avião.

S: Piloto automático não instalado nessa aeronave. 

P: Alguma coisa está solta no cockpit.

S: Alguma coisa foi apertada no cockpit. 

P: Besouros mortos no para-brisa.

S: Besouros vivos já encomendados. 

P: Piloto automático não mantém nível, produzindo ascensão de 200 pés por minuto.

S: Não pudemos reproduzir o problema no solo. 

P: Evidências de vazamento na engrenagem principal de pouso.

S: Evidências removidas. 

P: As travas de fricção estão prendendo os controles.

S: É para isso que servem as travas de fricção. 

P: IFF inoperante.

S: IFF sempre inoperante quando DESLIGADO. 

P: Suspeitamos de trinca no para-brisa.

S: Suspeitamos de que vocês estejam certos. 

P: Turbina número 3 perdida.

S: Após breve busca, turbina número 3 localizada na asa direita. 

P: A aeronave se comporta de modo engraçado.

S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar séria. 

P: O radar faz ruído fora de tom.

S: Radar reprogramado para executar líricos. 

P: Rato no cockpit.

S: Gato prontamente instalado. 

A propósito, a Qantas é a única grande empresa aérea que nunca registrou acidente aéreo algum.


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