Após cada voo, pilotos preenchem um formulário, comunicando aos mecânicos em terra qualquer problema que o avião tenha tido durante o voo. Os mecânicos o leem e corrigem o problema, e, na metade inferior do formulário, descrevem por escrito a solução foi adotada. O piloto revê o relatório antes do voo seguinte.
Aqui estão alguns problemas reais de manutenção submetidos pelos pilotos da Qantas (Empresa Aérea Australiana) e as soluções registradas pelos engenheiros.
Legenda:
P = problema acusado pelo
piloto e S = solução adotada pelo engenheiro em terra.
P: Pneu esquerdo principal
interno quase precisando de substituição.
S: Pneu esquerdo principal interno quase substituído.
P: Teste de voo OK, exceto
pelo piloto automático, que pousa mal o avião.
S: Piloto automático não instalado nessa aeronave.
P: Alguma coisa está solta no
cockpit.
S: Alguma coisa foi apertada no cockpit.
P: Besouros mortos no
para-brisa.
S: Besouros vivos já encomendados.
P: Piloto automático não mantém
nível, produzindo ascensão de
S: Não pudemos reproduzir o problema no solo.
P: Evidências de vazamento na
engrenagem principal de pouso.
S: Evidências removidas.
P: As travas de fricção estão
prendendo os controles.
S: É para isso que servem as travas de fricção.
P: IFF inoperante.
S: IFF sempre inoperante quando DESLIGADO.
P: Suspeitamos de trinca no
para-brisa.
S: Suspeitamos de que vocês estejam certos.
P: Turbina número 3 perdida.
S: Após breve busca, turbina número 3 localizada na asa direita.
P: A aeronave se comporta de
modo engraçado.
S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar séria.
P: O radar faz ruído fora de
tom.
S: Radar reprogramado para executar líricos.
P: Rato no cockpit.
S: Gato prontamente instalado.
A propósito, a Qantas é a única grande empresa aérea que nunca registrou acidente aéreo algum.
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