terça-feira, 16 de março de 2021

Orações populares brasileiras

 

Oração para casar 

Milagroso São Raimundo
Que casais a todo mundo
Vá dizer a Santo Antero
Que também casar eu quero
Poder de São Expedito
Com um noivo bem bonito

Permita São Odorico
Que ele seja muito rico
E também Santo Agostinho
Que tenha muito carinho
Assim como a São Roberto
Que o noivo seja esperto

Com o poder de Santa Rosa
Quero ter nome de esposa
Na força de Santa Inês
Chegue logo minha vez
E com o senhor São João
Que me tenha adoração
 

Também peço a São Vicente
Que isto seja brevemente
Ao anjo São Gabriel
Que me seja bem fiel
Assim como a São Germano
Que não passe desse ano!
 

(Luís da Câmara Cascudo em Literatura orla no Brasil) 

Responso de Santo Antônio 

Saiba quem busca milagres
Que os enfermos sara Antônio,
Afugenta o erro e a morte,
Calamidade e demônio.

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Necessidades, perigos,
Faz cessar entre os humanos,
Deixa-o quem o experimentou,
E mormente os Paduanos.

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.
 

Santo Antônio tenha dó 

(Maria do Rosário Veiga Torres) 

Ai, ai, Santo Antônio tenha dó
Ai, ai, Santo Antônio tenha dó
Já estou ficando velha
Já estou ficando só

Eu vivo só
E sem ninguém
E quem eu quero
Não me quer bem

Ai, ai, Santo Antônio tenha dó
Ai, ai, Santo Antônio tenha dó
Já estou ficando velha
Já estou ficando só

Eu quero um moço
Rico e formoso
Não peço mais
Porque sei qu’isto é custoso

(Gravada por Ely Camargo,

em Canções de minha terra, v. 1, Chantecler) 

Responsório de Santo Antônio 

Se milagres desejais
Contra os males e o demônio
Recorrei a Santo Antônio
E não falhareis jamais.

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro e a morte,
Quem é fraco fica forte
Mesmo o enfermo fica são.

Rompem-se as mais vis prisões,
Recupera-se o perdido,
Cede o mar embravecido,
No maior dos furacões.

Penas mil e humanos ais,
Se moderam, se retiram;
Isto digam os que viram,
Os paduanos e outros mais.

− Rogai por nós Santo Antônio,
− Para que sejamos dignos
das promessas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário