terça-feira, 16 de março de 2021

A escola que nós queremos

 Francieli Pinzon*

Em meus devaneios, embalados por canções românticas, começa a surgir entre uma névoa suave os contornos de uma escola... Ah! Que belos traços tem esta escola... parece ter sido desenhada por um anjo, na plenitude de sua inspiração. 

A névoa vai se dissipando aos poucos e eis que começam a surgir os primeiros raios de sol, trazendo consigo um lindo e perfeito arco-íris. Como nos contos de fada, também em meus devaneios na ponta deste arco-íris há um pote de ouro. Este pote de ouro é a escola que eu sonho, com professores sorridentes, de bem com a vida, ensinando com amor. As salas de aula são um verdadeiro Jardim do Éden, onde eu e meus colegas estudamos prazerosamente. Caminhando pelo pátio, entre flores bem cuidadas, encontro dois seguranças que me acenam e continuam caminhando tranquilos, sorrindo... 

Continuo minha caminhada e eis que me sinto atraída pelo aroma delicioso que vem do refeitório... Ah! Que maravilha de lanche está sendo preparado... A cozinheira, entre um prato e outro, vai assobiando, cantarolando, parece-me muito feliz com seu trabalho. 

Todos que ali estudam são amigos, se respeitam, compartilham tarefas e se orgulham de sua escola. 

...Num instante, nuvens negras se aproximam e começa a chover, trazendo-me de volta à realidade... 

Sinto em meu pequeno coração uma agonia profunda de saber que tudo não passou de um sonho. Aí passo a questionar-me sobre o porquê desta realidade tão assustadora. 

Não seria tão melhor se fosse verdadeiro este meu sonho? 

Mesmo me ferindo nesta dura realidade, encontro forças para agradecer a Deus pela dedicação de meus professores, que conseguem, a duras penas, nos transmitir o saber; pela dedicação de nossas serventes, que conseguem com muito amor transformar a parca alimentação que têm a seu dispor em algo digno de ser engolido. 

Reúno minhas forças e rogo a Deus para que um dia o meu sonho se realize, pois esta é a escola que queremos, com professores bem pagos, com segurança, com colegas que sejam também amigos e com funcionários que tenham no final do mês, ao receber seu contracheque, um bom motivo para sorrir. 

É esta a escola que eu quero, e que todos os alunos do Brasil também querem. 

 *****

*Francileli tinha onze anos quando fez essa redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário