sexta-feira, 17 de abril de 2020

Dez tendências para um futuro próximo



01 − A tendência mais evidente e imediata é a perda da mobilidade. O direito de ir e vir se tornará relativo. As barreiras sanitárias entre pessoas, cidades e países aumentarão.

02 − As pessoas vão se acostumar com o isolamento, que não significa solidão. Laços familiares podem ser reforçados ou até romper-se a partir da convivência forçada.

03 − As pessoas passarão a trabalhar, estudar e se relacionar cada vez mais remotamente. O aprendizado do isolamento servirá para sustentar a mudança no sistema de produção.

04 − O Estado voltará a ser a grande força protetora, a única capaz de criar um sistema robusto para dar segurança ao cidadão. A saúde pública ganhará prestígio.

05 − Haverá uma maior valorização da ciência para a solução dos problemas humanos e um abandono crescente de ideias obscurantistas e negacionistas.

06 − A pandemia nivela as pessoas e a sensação de igualdade que o medo da morte traz pode se transformar em empatia e solidariedade. É preciso proteger o outro.

07 − A crise abre a possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades sócio-emocionais, como responsabilidade, disciplina, foco, afeto e persistência.

08 − A paralisação da economia e o isolamento das pessoas provocaram uma melhoria da qualidade ambiental do planeta. A consciência ambiental deve aumentar.

09 − Há uma percepção de que o consumo desenfreado é desnecessário. A vontade acumulativa também será questionada e sofrerá um baque

10 − O período pós-pandemia pode causar um movimento de libertação, com as pessoas querendo viver intensamente depois de meses (ou anos) de contenção.

(Do blog da revista Isto É)

Nenhum comentário:

Postar um comentário