domingo, 26 de abril de 2020

Dicas de respiração para os idosos

Exercícios de fisioterapia podem prevenir problemas

Gabriela Pavinato Zasso*


Com o isolamento decorrente da pandemia de covid-19, muitas pessoas estão em casa, onde permanecem por longos períodos sentadas ou deitadas, o que prejudica a funcionalidade dos pulmões. (...)

A fisioterapia respiratória preventiva se faz muito necessária principalmente entre os idosos, pois vai estimular as trocas gasosas, oxigenação e ventilação pulmonares, evitando, assim, o acúmulo de secreções.

A fisioterapia respiratória caracteriza-se como um, conjunto de técnicas realizadas com  objetivo de prevenir complicações e recuperar disfunções. Entre suas metas, estão:

→ Impedir o acúmulo de secreções nas vias aéreas inferiores, o que interfere na respiração normal;

→ Favorecer a eficácia da ventilação;

→ Promover a limpeza e a drenagem de secreções, caso já apresente acúmulo;

→ Estimular a reexpansão pulmonar;

→ Corrigir posturas que muitas vezes dificultam os movimentos necessários para a respiração completa.

Segue alguns exercícios importantes que podem ser executados de duas a três vezes por dia, com cinco a seis repetições cada.

1) Reexpansão: Inspire todo o ar pelo nariz, expandindo a barriga, depois expire todo o ar pela boca, esvaziando o pulmão completamente e descendo as costelas.

2) Inspiração em dois tempos: Inspire pelo nariz, faça uma pausa e em seguida inspire novamente até insuflar ao máximo o pulmão. Depois, expire todo o ar pela boca como se estivesse assoprando um canudo até esvaziar completamente o pulmão.

3) Respiração em três tempos: Inspire pelo nariz e faça uma pausa. Inspire novamente e pause de novo. Faça isso pela terceira vez e então expire totalmente o ar pela boca.

4) Assoprando no canudo: Para esse exercício, são necessários um canudo e meio copo de água potável em temperatura ambiente. Comece inspirando completamente pelo nariz e depois expire assoprando o canudo e fazendo bolhas até esvaziar o pulmão totalmente.

5) Respiração com movimentos dos braços: Inspire profundamente pelo nariz e erga os braços ao mesmo tempo (braços ao lado ou à frente). Expire todo o ar pela boca e solte os braços ao mesmo tempo.

*Fisioterapeuta

(Do Caderno Vida de Zero Hora, abril de 2020)

2 comentários:

  1. Visão periférica1 de maio de 2020 às 07:12

    Muito importante fazer esses exercícios.
    Importante tbm, o uso de máscara e também importante como lavar a máscara.

    ResponderExcluir