terça-feira, 28 de abril de 2020

Glossário* da doença

Termos usados diariamente pela mídia, tanto escrita como eletrônica, para entendimento das pessoas que estão passando por momento muito difícil, quem um dia, com certeza, passará.


Adenovírus: É uma família de vírus de genoma de DNA dupla hélice linear. Não segmentado, não possuem envelope celular bilipídico e são extremamente resistentes. A transmissão pode ser fecal-oral ou respiratória. Há mais de 40 sorotipos, e a infecção por um deles não dá imunidade contra os outros serotipos. São classificados de A a F e de acordo com o vetor (humano, bovino, porcino, ovino...).

“Aerossóis”: Caracteriza-se pela suspensão de partículas finíssimas sólidas ou líquidas num gás. Os aerossóis tanto podem ter origem natural como artificial. As nuvens e a contaminação do ar. Minúsculas partículas de um fluido ou sólido que estão pendentes na atmosfera no estado de gás.

Álcool em gel: É um líquido geralmente usado para diminuir a quantidade de agentes patogênicos nas mãos. Na maior parte dos contextos clínicos, as formulações à base de álcool são preferíveis à lavagem das mãos com água e sabonete. São geralmente mais eficazes a matar microorganismos e melhor toleradas do que água e sabonete.

Álcool 70: (álcool etílico hidratado 70 INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa. A atividade antimicrobiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. A solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70%.

“Anticorpos”: Os anticorpos (Ac) (também conhecidos como imunoglobulinas, abreviado (Ig) são glicoproteínas do tipo gamaglobulina, a fração de globulinas mais abundante no plasma sanguíneo. Anticorpos Também chamados de imunoglobulinas (Ig), são estruturas proteicas encontradas no plasma sanguíneo. Eles atuam contra organismos invasores do corpo, tais quais as bactérias e os vírus.

Assintomático: Que não apresenta ou não constitui sintoma.

Confinamento: Clausura; condição da pessoa que opta por se afastar do convívio social, permanecendo sem contato com o mundo exterior. Ação ou efeito de confinar, cercar, limitar, restringir

Contágio: Transmissão de doença de uma pessoa a outra, por contato direto ou indireto.

Contaminado: acometido por infecção, doença infecciosa ou vírus.

Coriza: Reação alérgica que causa coceira, olhos lacrimejantes, espirros e outros sintomas similares. A rinite alérgica ocorre sazonalmente ou durante o ano todo. O diagnóstico envolve análise do histórico do paciente, exame das passagens nasais e, às vezes, teste cutâneo. Os sintomas incluem espirros e olhos vermelhos, lacrimejantes e que coçam.

Coronavírus: É uma família de vírus que causa infecções respiratórias. É o vírus.

Covid-19: É a doença causada pelo coronavírus. É a doença.

CTI: É a sigla para Centro Terapia Intensiva, é uma unidade de um hospital que monitora continuamente seus pacientes. Geralmente, os pacientes que vão para a CTI, são aqueles considerados casos graves, ou pessoas que acabaram de saíram de uma cirurgia e precisam de monitoramento constante.

Diabetes Mellitus: É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

Diabético: Aquele que sofre do diabetes.

Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local.

Enfermeiro: É aquele profissional que auxilia os médicos e cuida dos pacientes. Em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde, o trabalho de Enfermagem é realizado por Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares. Estes três profissionais possuem responsabilidades e formações distintas.

Entubar ou Intubar: O verbo entubar indica o ato de dar a forma de um tubo, de colocar dentro de um tubo e de introduzir um tubo em algum lugar. Especificamente na medicina, indica o ato de introduzir uma sonda em uma cavidade de um paciente, como na cavidade bucal, pela traqueia, para facilitar a passagem do ar, ou pelo esôfago, para permitir alimentação direta no estômago do paciente.

Extubar: Remover tubo ou sonda de um paciente.

EPI: Equipamento de Proteção Individual é qualquer meio ou dispositivo destinado a ser utilizado por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade.

Epidemia: Uma epidemia irá acontecer quando existir a ocorrência de surtos em várias regiões. 

Febre: Aumento temporário da temperatura corporal média de 37 °C. Agentes infecciosos ou doenças podem elevar a temperatura do organismo para além de 37,8º C, o que caracteriza a febre. Em muitos casos, a febre ajuda o corpo a combater a agressão, mas há casos em que é necessário procurar ajuda médica.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C
Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C (febrícula)
Febre: acima 37,8º C
Febre alta: entre 39º e 39,9º C
Hipertermia: a partir de 40º C

Gripe: Uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco.

Grupo de risco: Em linguagem médica, um grupo de risco corresponde a uma população sujeita a determinados fatores ou com determinadas características, que a tornam mais propensa a ter ou a adquirir determinada doença.

Higienização: É o ato ou efeito de higienizar, de tornar higiênico ou limpo um ambiente, local ou superfície. É o estabelecimento das condições de limpeza ou salubridade necessárias à prevenção ou ao combate de doenças. Também pode ser conhecida por sanitização ou desinfecção. É um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias.

Hemodiálise: é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Hipertensão: É uma doença crônica, menos sintomática e afeta a mais de um bilhão de pessoas (incluídos adultos e crianças) em todo mundo. A melhor forma de prevenir, controlar seu risco ou detectar rapidamente a pressão arterial alta, é aumentar sua compreensão da doença e consultar a um médico para obter mais conselhos.

Hospital: Estabelecimento próprio para internação e tratamento de doentes ou de feridos.

Hospital de campanha: é uma pequena unidade médica móvel, ou mini-hospital, que cuida temporariamente das vítimas no local antes que possam ser transportadas com segurança para instalações mais permanentes. Este termo é usado predominantemente com referência a situações militares, mas também pode ser usado em tempos de desastre. O conceito foi herdado do campo de batalha e agora é aplicado em caso de desastres ou acidentes graves, assim como na medicina militar tradicional.

Infectividade: É capacidade de o agente etiológico alojar-se e multiplicar-se no organismo do hospedeiro e transmitir-se deste para um novo hospedeiro.

Imunodeficiência: É uma desordem do sistema imunológico caracterizada pela incapacidade de se estabelecer uma imunidade efetiva e uma resposta ao desafio dos antígenos. Chama-se a pessoa que apresenta imunodeficiência de imunocomprometida. Qualquer parte do sistema imunológico pode ser afetada.

Imunogenicidade ou poder imunogênico: É a capacidade do agente biológico de estimular a resposta imune no hospedeiro. De acordo com as características desse agente, a imunidade obtida pode ser de curta ou longa duração e de grau elevado ou baixo. Dependendo também das características do agente, a imunidade conferida pode ser:

Infecção: É a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças; a multiplicação destes organismos; e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas.

Infectologista: Médico especialista em diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas.

Infectado: Que sofreu infecção; contagiado.

Infodemia: São notícias falsas, a quantidade absurda de informações na mídia. Epidemia de informações ruins. Dados errados que são transmitidos pelas redes sociais e que causam muito mal. Condição econômica causada pela disseminação de notícias errôneas ou em pânico.

Inóculo ou dose infectante: É a quantidade do agente que penetra no novo hospedeiro suscetível. Quanto maior o inóculo, maior a gravidade da doença e, geralmente, menor o período de incubação.

Internação: É um procedimento complexo que deve receber toda atenção e cuidados devidos.

Intubação: É um procedimento médico que envolve a inserção de um tubo no corpo. Os pacientes geralmente são anestesiados com antecedência. Exemplos incluem intubação traqueal e tamponamento do balão com um tubo de Sengstaken-Blakemore.

Isolamento hospitalar: São medidas aplicadas para a prevenção da transmissão de agentes infecciosos através de contato direto ou indireto com o paciente ou ambiente. Em hospital, usa-se principalmente para pacientes colonizados por bactérias multirresistentes.

Ivermectina: É um fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas. Entre elas estão a infestação por piolhos, sarna, oncocercose, estrongiloidíase, tricuríase, ascaridíase e filaríase linfática. Em infestações externas, pode ser administrada por via oral ou aplicada na pele. Tem circulado nas redes sociais que a droga seria eficaz para o covid-19, embora não haja nenhuma comprovação cientifica no combate à doença.

Linfócitos T ou células T: São células do sistema imunológico e também um grupo de glóbulos brancos (leucócitos) responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos (antígenos). Seu papel principal é como imunidade específica e imunidade celular, induzindo a Apoptose (autodestruição) de células invadidas por vírus, bactérias intracelulares, danificadas ou cancerígenas. Se diferenciam de acordo com sua função em: citotóxicas (CD8), auxiliares (CD4), natural killer (NKT), memória(CD45), reguladoras (FOXP3) ou gama-delta (γδ). Amadurecem no timo, por isso se chamam linfócitos T.

Lockdown: São distanciamento social ou confinamento social. Lockdown é termo que também pode ser usado em outras situações de emergência, em que as pessoas não devem sair de casa para preservar sua segurança. É com esse sentido que a palavra ganhou maior notoriedade nesses tempos do novo coronavírus e da Covid-19.

Multissistêmica: Diz-se de doença que afeta todos os sistemas do corpo.

N-95: Esta máscara possui 95% de eficiência de filtração de partículas maiores que 0,3µm e seu uso é indicado visando a proteção contra doenças por transmissão aérea (ex. tuberculose, varicela, sarampo e SARG).

OMS: Organização Mundial da (ou de) Saúde é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça.

Paciente: (do latim patiente) é uma pessoa que está sendo cuidada por um médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, cirurgião-dentista ou outro profissional da área da saúde.

Pandemia: Enfermidade epidêmica amplamente disseminada. A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta.

Patogenicidade:: É a capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro suscetível.

Patógeno: Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.

Pneumonia: Infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido.

Protocolo médico: São documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.

Pulmão: É um órgão de forma piramidal, semelhante a uma bexiga, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório. O corpo humano possui dois pulmões, divididos em segmentos chamados de lobos; o pulmão esquerdo tem dois lobos e o direito, três.

Quarentena: É a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.

Radiografia: É uma técnica de exame de imagem que utiliza raios X para ver um material cuja composição não é uniforme como o corpo humano.

RT-PCR: É o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase. Esse teste deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.
As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A abordagem do exame, no momento, é do profissional de saúde que está atendendo o paciente no hospital, ambulatório ou consultório. Isso porque é preciso saber a fase da doença para a coleta da amostra.

SBI: Sociedade Brasileira de Infectologia

SRAS: (Síndrome Respiratória Aguda Grave) ou SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) é uma doença respiratória de causa desconhecida recentemente reportada por países da Ásia, América do Norte e Europa.

Sintoma: Fenômeno subjetivo (dor, mal-estar etc.) referido por um paciente acerca da sua doença para estabelecer o seu diagnóstico.

Sintomático: Relativo ao sintoma, às manifestações de determinadas doenças (dor, febre, náuseas etc.) que auxiliam no estabelecimento de um diagnóstico.

Surto: Acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.

SUS: Sistema Único de Saúde é a denominação do sistema público de saúde brasileiro. O SUS atende desde atendimentos primários até procedimentos complexos e oferece atendimento de emergência para pessoas que sofrem acidentes via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O sistema de saúde brasileiro também fornece vacinas e remédios gratuitamente para pessoas com diversas doenças (como diabetes, pressão alta, asma, HIV e Alzheimer), financia pesquisas na área de epidemiologia e fiscaliza a qualidade dos alimentos oferecidos em estabelecimentos comercias por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Temperatura: É uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.

Termômetro: É um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por um elemento sensor que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura. O termômetro é um sensor de temperatura.

Tomografia computadorizada: É um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou “fatia” do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se distingue da radiologia convencional por diversos elementos.

Tosse: Expiração repentina, vigorosa e involuntária ao liberar o ar e limpar uma irritação na garganta ou nas vias aéreas.

UPA: Unidade de Pronto Atendimento, abreviadamente UPA ou UPA 24h, é uma espécie de posto de saúde instalada em diversas cidades do Brasil. São responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar.

UTI: É, juntamente com a Unidade Semi-Intensiva e a Unidade Coronariana (UCO), uma das 3 unidades do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na Unidade de Terapia Intensiva, ficam os doentes mais graves, que requerem mais cuidados que na Semi-Intensiva. Já para a UCO, são mandados aqueles doentes que apresentam algum problema cardíaco.

Vacina: É uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.

Ventilador mecânico: É um aparelho médico que realiza ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves.

Ventilador pulmonar: É um dos equipamentos essenciais para a manutenção da vida em momentos de crise como a deficiência em atividades cardiorrespiratórias. Ele pode manter a vida do paciente durante o tempo em que ele não consegue fazer o movimento respiratório sozinho. A circulação do oxigênio pelo corpo é fundamental para o funcionamento de diversos órgãos.

Virulência: É o grau de patogenicidade de um agente infeccioso que se expressa pela gravidade da doença, especialmente pela letalidade e proporção de casos com sequelas

Vírus: São seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluido venenoso ou toxina.

Wuhan: A cidade chinesa a que se atribui o início da pandemia de covid-19.

 *****

* Glossário: Reunião de termos específicos de um âmbito do conhecimento; vocabulário.

NSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário